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dc.contributor.authorBorges, Ralfe de Oliveira-
dc.contributor.authorCâmara, Júlio Chaves-
dc.contributor.authorCajueiro, Emanuel Benício de Almeida-
dc.date.accessioned2016-08-05T12:44:42Z-
dc.date.issued2014-09-10-
dc.identifier.citationBORGES, Ralfe de Oliveira; CÂMARA, Júlio Chaves; CAJUEIRO, Emanuel Benício de Almeida. Analise de custo benefício para carregadeiras com transmissões que permitem reversões. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 18-28.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/511-
dc.descriptionp.18-28pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho estuda os impactos econômicos ocasionados com o uso de sistemas na transmissão, desenvolvido para maquinas de grande porte. Para isso, coletou-se os dados de consumo de combustível e manutenção, de uma Carregadeira de peso 20 toneladas e capacidade de carga de 9 toneladas que possuíam o sistema de controle integrado e das carregadeiras como a mesma que não possuíam este sistema. Os resultados mostram a importância do sistema, a fim de evitar danos prematuros a transmissão do veículo, aumentar a eficiência energética, além de aumentar a agilidade do condutor na prática da tarefa, tudo isso associado a um melhor desempenho do equipamento gerando um consumo de combustivel menor. Para que isso ocorra existe um sistema de automação conectado por meio da rede CAN, que faz a interação entre os três conceitos básicos para que tudo isso ocorra, e que serão aplicados e detalhados neste artigo. O primeiro deles é o conceito de frenagem utilizando o conversor de torque com lockup que faz o acoplamento mecanico entre a bomba do conversor de torque, turbina, e o estator de roda-livre deixando de ser um sistema que gera força através da pressão do óleo e passando a ser um acoplamento mecânico, em seguida os conceitos de frenagem por funções de software e rbb(reverse by break), que através de lógicas de software pré programadas, são acionadas sempre que há movimento nas alavancas de frente e ré fazendo que o os freios funcionem automaticamente até chegar na velocidade de segurança e não danificar o componente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSENAI/CIMATECpt_BR
dc.publisherSENAI/CIMATECpt_BR
dc.subjectControle de frenagempt_BR
dc.subjectControle de torquept_BR
dc.titleAnalise de custo benefício para carregadeiras com transmissões que permitem reversõespt_BR
dc.title.alternativeV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)pt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-08-06T12:44:42Z-
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

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