Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/511
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Ralfe de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Câmara, Júlio Chaves | - |
dc.contributor.author | Cajueiro, Emanuel Benício de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-05T12:44:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-10 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Ralfe de Oliveira; CÂMARA, Júlio Chaves; CAJUEIRO, Emanuel Benício de Almeida. Analise de custo benefício para carregadeiras com transmissões que permitem reversões. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI, 5., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIINTEC, 1., 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 18-28. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/511 | - |
dc.description | p.18-28 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho estuda os impactos econômicos ocasionados com o uso de sistemas na transmissão, desenvolvido para maquinas de grande porte. Para isso, coletou-se os dados de consumo de combustível e manutenção, de uma Carregadeira de peso 20 toneladas e capacidade de carga de 9 toneladas que possuíam o sistema de controle integrado e das carregadeiras como a mesma que não possuíam este sistema. Os resultados mostram a importância do sistema, a fim de evitar danos prematuros a transmissão do veículo, aumentar a eficiência energética, além de aumentar a agilidade do condutor na prática da tarefa, tudo isso associado a um melhor desempenho do equipamento gerando um consumo de combustivel menor. Para que isso ocorra existe um sistema de automação conectado por meio da rede CAN, que faz a interação entre os três conceitos básicos para que tudo isso ocorra, e que serão aplicados e detalhados neste artigo. O primeiro deles é o conceito de frenagem utilizando o conversor de torque com lockup que faz o acoplamento mecanico entre a bomba do conversor de torque, turbina, e o estator de roda-livre deixando de ser um sistema que gera força através da pressão do óleo e passando a ser um acoplamento mecânico, em seguida os conceitos de frenagem por funções de software e rbb(reverse by break), que através de lógicas de software pré programadas, são acionadas sempre que há movimento nas alavancas de frente e ré fazendo que o os freios funcionem automaticamente até chegar na velocidade de segurança e não danificar o componente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SENAI/CIMATEC | pt_BR |
dc.publisher | SENAI/CIMATEC | pt_BR |
dc.subject | Controle de frenagem | pt_BR |
dc.subject | Controle de torque | pt_BR |
dc.title | Analise de custo benefício para carregadeiras com transmissões que permitem reversões | pt_BR |
dc.title.alternative | V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC) | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventos | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2016-08-06T12:44:42Z | - |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
V WORKSHOP Análise de custo benefício ....pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.