Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/505
Title: Poliésteres sustentáveis obtidos a partir da despolimerização de garrafas PET
Other Titles: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Authors: Gonçalves, Lorraine Ribeiro
Medeiros, Fabiano Ferreira de
Keywords: Poliéster sustentável;Garrafa PET - Reciclagem
Issue Date: 16-Oct-2014
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: GONÇALVES, Lorraine Ribeiro; MEDEIROS, Fabiano Ferreira de. Poliésteres sustentáveis obtidos a partir da despolimerização de garrafas PET. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 487-497.
Abstract: Nas últimas décadas a cadeia produtiva do PET nas principais indústrias tem atraído a atenção mundial devido aos problemas relacionados com a poluição no processo de descarte desses polímeros. Como resultado de leis mais restritivas de reciclagem dos países, há uma necessidade crescente para o desenvolvimento de produtos de PET pós-consumo (reciclagem) a fim de reduzir o impacto ambiental e aumentar a conservação dos recursos. Sabemos que a matéria prima para sua produção é de origem não renovável (advindo da cadeia do petróleo). Por este motivo, o reaproveitamento das garrafas plásticas por meio da reciclagem química, utilizando reagentes renováveis para reproduzir polímeros biosustentáveis constitui vantagem competitiva e lucrativa para as indústrias. O trabalho propõe a despolimerização de garrafas PET e nova polimerização do ácido tereftálico com um substituinte ao etileno glicol de caráter renovável, basicamente polióis como o manitol. As reações de polimerização ocorreram em sistema aberto e em reator Parr e os polímeros formados foram a princípio caracterizados por FTIR para identificação das bandas poliésteres formadas.
Description: p. 487-497
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/505
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Poliésteres ... GETEC.pdf919.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.