Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/503
Title: Identificador óptico de bactérias
Other Titles: IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Authors: Vieira, Carolina Sacramento
Silva, Daniel Ferreira
Silva, Valéria Loureiro da
Keywords: Bactéria - Alimento;Espalhamento elástico
Issue Date: 16-Oct-2014
Publisher: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citation: VIEIRA, Carolina Sacramento; SILVA, Daniel Ferreira; SILVA, Valéria Loureiro da. Identificador óptico de bactérias. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 569.
Abstract: Neste trabalho apresentamos o projeto óptico e mecânico de um protótipo com funcionalidade básica para identificação de bactérias em culturas provenientes de amostras alimentícias utilizando a técnica de espalhamento elástico. A partir desses projetos, desenvolvemos as especificações técnicas e os documentos necessários para a aquisição dos componentes necessários para a construção do protótipo. Nosso protótipo consite de um sistema óptico para gerar e capturar a imagem do espalhamento de um feixe laser produzido por uma colônia de bactéria. Este primeiro sistema mecânico utilizará peças mecânicas disponíveis no mercado e componentes ópticos também disponíveis comercialmente. Como parte do projeto óptico desenvolvemos um modelo em Excel para calcular a resolução e campo de visão linear em função do campo de visão angular e distância de trabaho. Este modelo nos permitiu identificar os modelos de objetivas de câmera que produzirão imagens com as características necessárias para nosso trabalho.
Description: p. 569
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/503
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Identificador ... GETEC RESUMO.pdf40.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.