Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/471
Título: Análise dos impactos da otimização do uso de componentes de resinas termofixas para proteção anticorrosiva um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): IV WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA
Autor(es): Guedes, Joseval S.
Alberte, Elaine P. V.
Cardoso, Larissa S. P.
Palavras-chave: Resina termofixas
proteção anticorrosiva
Resina - Otimização
Data do documento: 16-Out-2014
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: GUEDES, Joseval S.; ALBERTE, Elaine P. V.; CARDOSO, Larissa S. P. Análise dos impactos da otimização do uso de componentes de resinas termofixas para proteção anticorrosiva um estudo de caso. In: WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - PTI. DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO ESTADO DA BAHIA, 4., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2014. p. 349-358.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar os impactos técnicos e econômicos gerados pela otimização do uso de componentes de resinas termofixas para proteção anticorrosiva em uma empresa que atua no setor de pinturas industriais. Tendo em vista a necessidade de otimização dos recursos e melhoria contínua dos seus processos para reduzir desperdícios e custos com descarte, a empresa, objeto de estudo da presente pesquisa, definiu as estratégias de combate ao desperdício com base na constante observação da execução das misturas durante o preparo da resina. As estratégias adotadas foram: redução das embalagens encomendadas ao fornecedor; uso de dosadores específicos com graduação volumétrica; realização de treinamentos e alteração na metodologia de aplicação da resina, adotando-se o sistema airless. Para a análise dos impactos econômicos, foram criados e aplicados indicadores relacionados com os custos de material, mão de obra e uso de equipamentos. A análise técnica, por sua vez, compreendeu na avaliação de casos de aplicação prática do material, através de registros de controle de qualidade para aprovação do serviço, onde foram analisadas a aderência por tração e a uniformidade da película seca. Os resultados finais permitiram medir, em um período curto de tempo, os benefícios obtidos para o processo produtivo da organização, sendo eles: diminuição significativa do desperdício, evitando gastos com descarte e consequentemente diminuindo os impactos ao meio ambiente; e melhoria dos processos, evitando o retrabalho através da capacitação e qualificação.
Descrição: p. 349-358
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/471
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise dos impactos ... GETEC.pdf535.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.