Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/447
Título: Gestão organizacional para o desenvolvimento de uma cultura de criatividade e inovação: um estudo de caso na construção civil.
Título(s) alternativo(s): SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Autor(es): Bastos, Leila Vita
Viana, Josiane Dantas
Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
Palavras-chave: Criatividade
Inovação
Ambiente organizacional
Competitividade
Organização - Mudança
Data do documento: 16-Mar-2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: BASTOS, Leila Vita; VIANA, Josiane Dantas; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa. Gestão organizacional para o desenvolvimento de uma cultura de criatividade e inovação: um estudo de caso na construção civil.. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 45-51.
Resumo: A capacidade de inovar é um elemento crucial para a sobrevivência das empresas, que necessitam acompanhar as mudanças do mercado, investir em novas tecnologias em prol do aumento da produtividade e qualidade, redução de custo e para atender às novas demandas dos consumidores. A fim de viabilizar este processo de inovação, é necessário fazer a gestão da criatividade nas organizações. Na literatura muito se tem abordado sobre a importância do elemento criativo para as empresas, mas pouco se tem estudado sobre o modo como desenvolver este espírito criativo nas organizações de forma prática. O objetivo deste estudo é analisar a necessidade para o planejamento de um programa que fomente o processo criativo e a inovação em uma empresa do setor da construção civil. Inicialmente foi realizada uma palestra para repasse de conhecimento e conscientização da importância da criatividade, foi aplicado um questionário com as lideranças da empresa. Esta pesquisa foi realizada numa empresa multinacional da construção civil, sediada no Brasil, no estado da Bahia. Os principais resultados apontam que o programa de promoção à criatividade deve ser extensivo a todos os colaboradores da empresa, ou seja, uma ação direcionada aos líderes e liderados.
Descrição: p. 45-51
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/447
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão organizacional ....pdf59.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.