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Título: Modelagem cognitiva de uma tecnologia educacional para o desenvolvimento da habilidade espacial no ensino de desenho industrial
Título(s) alternativo(s): SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIASINDUSTRIAIS
Autor(es): Gomes, Marcus Vinicius Mendes
Pereira-Guizzo, Camila de Souza
Sampaio, Renelson Ribeiro
Palavras-chave: Cognição
Habilidade espacial
Desenho
Complexidade
Criatividade
Data do documento: 2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: GOMES, Marcus Vinicius Mendes; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Souza; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. Modelagem cognitiva de uma tecnologia educacional para o desenvolvimento da habilidade espacial no ensino de desenho. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 36-40.
Resumo: Para conseguir entender ou representar graficamente um produto requer certa aptidão espacial e, além disso, sabe-se que esta aptidão pode estimular a criatividade. Apesar da importância do tema, existem poucos estudos publicados no Brasil que tratem de novas propostas para melhorar o desempenho dos alunos de engenharia com grau de aptidão espacial baixo. Certamente as outras habilidades são importantes também, no entanto, o que se observa, inclusive em relatos de vários autores é que, apesar da sua importância comprovada, a habilidade espacial pode ser melhor trabalhada no Ensino Superior. Além disso, o que acaba acontecendo é que em disciplina de desenho, onde a aptidão espacial é importante, existe um grande número de alunos reprovados ou evadidos. Diante das argumentações dos autores pesquisados, as quais colocam o desenho como um recurso importante para o desempenho de certas funções principalmente na área das engenharias torna-se pertinente encontrar soluções capazes de estimular a aptidão espacial dos alunos. Pretende-se com este estudo promover o desenvolvimento da habilidade espacial dos alunos de engenharia do SENAI CIMATEC através da criação de uma tecnologia educacional
Descrição: p. 36-40
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/443
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