Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/443
Title: | Modelagem cognitiva de uma tecnologia educacional para o desenvolvimento da habilidade espacial no ensino de desenho industrial |
Other Titles: | SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIASINDUSTRIAIS |
Authors: | Gomes, Marcus Vinicius Mendes Pereira-Guizzo, Camila de Souza Sampaio, Renelson Ribeiro |
Keywords: | Cognição;Habilidade espacial;Desenho;Complexidade;Criatividade |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | SENAI/CIMATEC SENAI/CIMATEC |
Citation: | GOMES, Marcus Vinicius Mendes; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Souza; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. Modelagem cognitiva de uma tecnologia educacional para o desenvolvimento da habilidade espacial no ensino de desenho. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 36-40. |
Abstract: | Para conseguir entender ou representar graficamente um produto requer certa aptidão espacial e, além disso, sabe-se que esta aptidão pode estimular a criatividade. Apesar da importância do tema, existem poucos estudos publicados no Brasil que tratem de novas propostas para melhorar o desempenho dos alunos de engenharia com grau de aptidão espacial baixo. Certamente as outras habilidades são importantes também, no entanto, o que se observa, inclusive em relatos de vários autores é que, apesar da sua importância comprovada, a habilidade espacial pode ser melhor trabalhada no Ensino Superior. Além disso, o que acaba acontecendo é que em disciplina de desenho, onde a aptidão espacial é importante, existe um grande número de alunos reprovados ou evadidos. Diante das argumentações dos autores pesquisados, as quais colocam o desenho como um recurso importante para o desempenho de certas funções principalmente na área das engenharias torna-se pertinente encontrar soluções capazes de estimular a aptidão espacial dos alunos. Pretende-se com este estudo promover o desenvolvimento da habilidade espacial dos alunos de engenharia do SENAI CIMATEC através da criação de uma tecnologia educacional |
Description: | p. 36-40 |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/443 |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Modelagem cognitiva ....pdf | 47.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.