Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/443
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Marcus Vinicius Mendes | - |
dc.contributor.author | Pereira-Guizzo, Camila de Souza | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Renelson Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-25T18:05:11Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Marcus Vinicius Mendes; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Souza; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. Modelagem cognitiva de uma tecnologia educacional para o desenvolvimento da habilidade espacial no ensino de desenho. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 36-40. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/443 | - |
dc.description | p. 36-40 | pt_BR |
dc.description.abstract | Para conseguir entender ou representar graficamente um produto requer certa aptidão espacial e, além disso, sabe-se que esta aptidão pode estimular a criatividade. Apesar da importância do tema, existem poucos estudos publicados no Brasil que tratem de novas propostas para melhorar o desempenho dos alunos de engenharia com grau de aptidão espacial baixo. Certamente as outras habilidades são importantes também, no entanto, o que se observa, inclusive em relatos de vários autores é que, apesar da sua importância comprovada, a habilidade espacial pode ser melhor trabalhada no Ensino Superior. Além disso, o que acaba acontecendo é que em disciplina de desenho, onde a aptidão espacial é importante, existe um grande número de alunos reprovados ou evadidos. Diante das argumentações dos autores pesquisados, as quais colocam o desenho como um recurso importante para o desempenho de certas funções principalmente na área das engenharias torna-se pertinente encontrar soluções capazes de estimular a aptidão espacial dos alunos. Pretende-se com este estudo promover o desenvolvimento da habilidade espacial dos alunos de engenharia do SENAI CIMATEC através da criação de uma tecnologia educacional | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SENAI/CIMATEC | pt_BR |
dc.publisher | SENAI/CIMATEC | pt_BR |
dc.source | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/1246/Modelagem%20cognitiva%20....pdf | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Habilidade espacial | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.title | Modelagem cognitiva de uma tecnologia educacional para o desenvolvimento da habilidade espacial no ensino de desenho industrial | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIASINDUSTRIAIS | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventos | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2016-07-26T18:05:11Z | - |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Modelagem cognitiva ....pdf | 47.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.