Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Marcus Vinicius Mendes-
dc.contributor.authorPereira-Guizzo, Camila de Souza-
dc.contributor.authorSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-07-25T18:05:11Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGOMES, Marcus Vinicius Mendes; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Souza; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. Modelagem cognitiva de uma tecnologia educacional para o desenvolvimento da habilidade espacial no ensino de desenho. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 36-40.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/443-
dc.descriptionp. 36-40pt_BR
dc.description.abstractPara conseguir entender ou representar graficamente um produto requer certa aptidão espacial e, além disso, sabe-se que esta aptidão pode estimular a criatividade. Apesar da importância do tema, existem poucos estudos publicados no Brasil que tratem de novas propostas para melhorar o desempenho dos alunos de engenharia com grau de aptidão espacial baixo. Certamente as outras habilidades são importantes também, no entanto, o que se observa, inclusive em relatos de vários autores é que, apesar da sua importância comprovada, a habilidade espacial pode ser melhor trabalhada no Ensino Superior. Além disso, o que acaba acontecendo é que em disciplina de desenho, onde a aptidão espacial é importante, existe um grande número de alunos reprovados ou evadidos. Diante das argumentações dos autores pesquisados, as quais colocam o desenho como um recurso importante para o desempenho de certas funções principalmente na área das engenharias torna-se pertinente encontrar soluções capazes de estimular a aptidão espacial dos alunos. Pretende-se com este estudo promover o desenvolvimento da habilidade espacial dos alunos de engenharia do SENAI CIMATEC através da criação de uma tecnologia educacionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSENAI/CIMATECpt_BR
dc.publisherSENAI/CIMATECpt_BR
dc.sourcehttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/1246/Modelagem%20cognitiva%20....pdfpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectHabilidade espacialpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleModelagem cognitiva de uma tecnologia educacional para o desenvolvimento da habilidade espacial no ensino de desenho industrialpt_BR
dc.title.alternativeSEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIASINDUSTRIAISpt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-07-26T18:05:11Z-
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagem cognitiva ....pdf47.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.