Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/442
Título: A realidade aumentada e a gamificação aplicadas no ensino de ciências.
Título(s) alternativo(s): SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS
Autor(es): Diniz, Marcelo Vera Cruz
Monteiro, Roberto
Borges, Hernane
Palavras-chave: Realidade aumentada
Objeto de aprendizagem
Gamificação
Ensino médio
Data do documento: 2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: DINIZ, Marcelo Vera Cruz; MONTEIRO, Roberto; BORGES, Hernane. A Realidade aumentada e a gamificação aplicadas no ensino de ciências. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 30-35.
Resumo: Investigando o currículo das disciplinas de ciências (Biologia, Física e Química) da modalidade Integrada (ensino médio e ensino técnico) do Instituto Federal da Bahia (IFBA) percebemos a necessidade de inserir objetos de aprendizagem no contexto das atividades de formação dos alunos, visando auxiliar o estudo de fenômenos que normalmente são estudados de forma teórica e empírica. Neste trabalho investigamos a possível integração dos livros de ciências do ensino médio, em particular dos livros de Física, com Objetos de Aprendizagem Gamificados e a Realidade Aumentada. O objetivo principal é analisar os significados construídos pelos estudantes no que diz respeito à interpretação dos fenômenos naturais estudados no ensino médio utilizando o potencial dos Objetos de Aprendizagem Gamificados. Para investigar nosso problema optaremos por analisar o desenvolvimento dos alunos em aulas de Física Moderna com estudantes do ensino médio. Os dados empíricos dos experimentos serão produzidos a partir de questionários e entrevistas com alunos de turmas de ensino médio e professores de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. A partir dos resultados interpretaremos o desenvolvimento dos estudantes na investigação e construção de significados dos fenômenos naturais da Física Moderna estudada no ensino médio. Este trabalho integra a tese de doutorado sobre a complementaridade dos livros e dos objetos Aprendizagem e Gamificação no ensino de médio.
Descrição: p. 30-35
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/442
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A realidade aumentada ....pdf51.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.