Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/438
Título: Design como indutor de inovação em nova serrana-MG, um sistema local de produção: modelagem com base na dinâmica de sistemas
Título(s) alternativo(s): SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIASINDUSTRIAIS
Autor(es): Nolasco, Ângela Xavier e Souza
Sampaio, Renelson Ribeiro
Palavras-chave: Design
Inovação
Sistema - Dinâmica
Produção - Sistema local
Design - Escada
Data do documento: 2015
Editor: SENAI/CIMATEC
SENAI/CIMATEC
Citação: NOLASCO, Ângela Xavier e Souza; SAMPAIO, Renelson Ribeiro. Design como indutor de inovação em Nova Serrana-MG, um sistema local de produção: modelagem com base na dinâmica de sistemas. SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIAS INDUSTRIAIS E GESTÃO EM TECNOLOGIASINDUSTRIAIS, 2015, Salvador. Anais... Salvador: SENAI/CIMATEC, 2015. p. 13-19.
Resumo: É extensa a literatura e pesquisas científicas acerca do Design como um dos elementos contribuintes para o aumento da competitividade das empresas de diversos portes. Vários países possuem programas nacionais de apoio ao Design.Vários pesquisadores têm se dedicado a este tema, a exemplo de Mozota (2003), Raulik (2003), Ferreira (2006), Oda (2010) e Wolff (2010). Assim, partindo-se desta reflexão, coloca-se a questão central desta pesquisa modelar o comportamento de um grupo de empresas (Pequenas e Médias Empresas – PME’s) integrante de um sistema local de produção, à luz do design como indutor de inovação. A pesquisa considerará como estudo de caso a pesquisa empírica no município de Nova Serrana – MG, a qual representa um importante pólo calçadista no país. Ressalta-se que esta pesquisa deverá dar continuidade aos resultados já alcançados por pesquisas do Prof. Dr. Jader Albuquerque e do Prof. Dr. Renelson Sampaio explorados na tese de Albuquerque e publicações deste com seu orientador Sampaio àquela época. Além dos debates realizados no “1º Workshop de Inovação em Clusters Industriais e Modelagem Computacional”, em 2014, cuja organização foi do Prof. Dr. Renelson Sampaio (SENAI CIMATEC) e outros professores doutores do Instituto Federal da Bahia – IFBA, da Universidade Estadual da Bahia – UNEB e da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. O foco deste estudo reside no interesse de pesquisar o Design como indutor de inovação em Nova Serrana-MG, um Sistema Local de Produção (SUZIGAN, FURTADO, SAMPAIO, 2004; LATRES, 2006; CROCCO, 2006; GARCIA, 2006, 2008; PAIVA, 2012), realizando uma modelagem com base na dinâmica de sistemas (STERMAN, 2000; GALANAKIS, 2006; MEADOWS, 2008; KIM, CHOI, 2009).
Descrição: p. 13-19
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/438
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Design....pdf73.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.