Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/420
Título: Modelagem fuzzy da violência e criminalidade
Título(s) alternativo(s): XLII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL - SBPO
Autor(es): Santos, Wellington Jorge Boness dos
Pereira, Hernane Borges de Barros
Palavras-chave: Violência
Modelagem Computacional
Lógica difusa
Criminalidade
Data do documento: Ago-2009
Citação: SANTOS, Wellington Jorge Boness dos ; PEREIRA, Hernane Borges de Barros . Modelagem Fuzzy da violência e criminalidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 42., 2010, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves, RS, SBPO, ago./set. 2010.
Resumo: Muitos pensadores, como Einstein, Freud e Platão olhavam o mundo como uma sucessão de conflitos irremediáveis. Relatos de violência são datados desde os primórdios da existência humana, ganhando proporções com o crescimento das populações. Mudanças na forma de perceber e combater a violência também foram observadas. As responsabilidades pelo controle também migraram do Patriarca para o Governador. Para garantir o exercício dessas responsabilidades, surgiram as necessidades de registro e análise da violência. Este trabalho objetivou mensurar os níveis de violência e a significância dos indicadores frente a essa medição. A escolha dos indicadores é feita em tempo de execução, permitindo a inserção de diversos fatores sociológicos na análise, garantindo a interdisciplinaridade e a transversalidade que o tema exige. Face à imprecisão do conceito de violência, a análise foi realizada através da estatística aplicada e da utilização da lógica difusa na determinação dos graus de violência e da significância dos indicadores.
Descrição: p.254-265
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/420
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagem Fuzzy ....pdf523.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.