Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/414
Título: Uma interpretação da PBL baseada na perspectiva da complexidade
Título(s) alternativo(s): CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE
Autor(es): Pinto, Gabriela R. P. R.
Burnham, Teresinha F.
Pereira, Hernane B. B.
Palavras-chave: Educação
Método PBL
Complexidade e Engenharia
Data do documento: 2009
Citação: PINTO, Gabriela R. P. R.; BURNHAM, Teresinha F.; PEREIRA, Hernane B. B. Uma Interpretação da PBL baseada na perspectiva da complexidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. Anais... Recife, COBENGE, 2009. p. 1-10.
Resumo: Este artigo apresenta uma interpretação da dinâmica do Problem Based Learning (PBL), a partir da perspectiva da complexidade: uma das referências que vêm servindo de lastro na produção de conhecimento realizada pelos membros da Rede de Pesquisa e Intervenção em (In) Formação, Currículo e Trabalho (REDPECT), que é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Objetiva-se, com ele, ampliar as possibilidades de compreensão sobre a produção, organização, apreensão, gestão, representação e difusão do conhecimento que ocorrem ao longo dos passos para discussão e resolução de problemas previstos pela dinâmica do método. O PBL vem sendo foco de uma série de reflexões realizadas por diversos autores que pensam os desafios e possibilidades da educação na sociedade contemporânea. Historicamente, ele vem sendo adotado com mais afinco pelos cursos de Medicina, mas, no Brasil, dois autores deste trabalho vêm participando na implantação do curso de Engenharia de Computação (ECOMP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que organizou o currículo de modo parcialmente integrado e também o adotou. Espera-se que a interpretação da dinâmica do método PBL apresentada aqui possa despertar novos debates sobre o processo educacional e a formação humana na presente sociedade.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/414
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma interpretação ....pdf464.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.