Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Gabriela R. P. R.-
dc.contributor.authorBurnham, Teresinha F.-
dc.contributor.authorPereira, Hernane B. B.-
dc.date.accessioned2016-07-15T18:24:05Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationPINTO, Gabriela R. P. R.; BURNHAM, Teresinha F.; PEREIRA, Hernane B. B. Uma Interpretação da PBL baseada na perspectiva da complexidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. Anais... Recife, COBENGE, 2009. p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/414-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma interpretação da dinâmica do Problem Based Learning (PBL), a partir da perspectiva da complexidade: uma das referências que vêm servindo de lastro na produção de conhecimento realizada pelos membros da Rede de Pesquisa e Intervenção em (In) Formação, Currículo e Trabalho (REDPECT), que é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Objetiva-se, com ele, ampliar as possibilidades de compreensão sobre a produção, organização, apreensão, gestão, representação e difusão do conhecimento que ocorrem ao longo dos passos para discussão e resolução de problemas previstos pela dinâmica do método. O PBL vem sendo foco de uma série de reflexões realizadas por diversos autores que pensam os desafios e possibilidades da educação na sociedade contemporânea. Historicamente, ele vem sendo adotado com mais afinco pelos cursos de Medicina, mas, no Brasil, dois autores deste trabalho vêm participando na implantação do curso de Engenharia de Computação (ECOMP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que organizou o currículo de modo parcialmente integrado e também o adotou. Espera-se que a interpretação da dinâmica do método PBL apresentada aqui possa despertar novos debates sobre o processo educacional e a formação humana na presente sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcehttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/618/Uma%20interpreta%C3%A7%C3%A3o%20....pdfpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMétodo PBLpt_BR
dc.subjectComplexidade e Engenhariapt_BR
dc.titleUma interpretação da PBL baseada na perspectiva da complexidadept_BR
dc.title.alternativeCONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGEpt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventospt_BR
dc.description.localpubRecifept_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-07-16T18:24:05Z-
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma interpretação ....pdf464.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.