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http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pinto, Gabriela R. P. R. | - |
dc.contributor.author | Burnham, Teresinha F. | - |
dc.contributor.author | Pereira, Hernane B. B. | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-15T18:24:05Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Gabriela R. P. R.; BURNHAM, Teresinha F.; PEREIRA, Hernane B. B. Uma Interpretação da PBL baseada na perspectiva da complexidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. Anais... Recife, COBENGE, 2009. p. 1-10. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/414 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma interpretação da dinâmica do Problem Based Learning (PBL), a partir da perspectiva da complexidade: uma das referências que vêm servindo de lastro na produção de conhecimento realizada pelos membros da Rede de Pesquisa e Intervenção em (In) Formação, Currículo e Trabalho (REDPECT), que é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Objetiva-se, com ele, ampliar as possibilidades de compreensão sobre a produção, organização, apreensão, gestão, representação e difusão do conhecimento que ocorrem ao longo dos passos para discussão e resolução de problemas previstos pela dinâmica do método. O PBL vem sendo foco de uma série de reflexões realizadas por diversos autores que pensam os desafios e possibilidades da educação na sociedade contemporânea. Historicamente, ele vem sendo adotado com mais afinco pelos cursos de Medicina, mas, no Brasil, dois autores deste trabalho vêm participando na implantação do curso de Engenharia de Computação (ECOMP), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que organizou o currículo de modo parcialmente integrado e também o adotou. Espera-se que a interpretação da dinâmica do método PBL apresentada aqui possa despertar novos debates sobre o processo educacional e a formação humana na presente sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.source | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/618/Uma%20interpreta%C3%A7%C3%A3o%20....pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Método PBL | pt_BR |
dc.subject | Complexidade e Engenharia | pt_BR |
dc.title | Uma interpretação da PBL baseada na perspectiva da complexidade | pt_BR |
dc.title.alternative | CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventos | pt_BR |
dc.description.localpub | Recife | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2016-07-16T18:24:05Z | - |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI) |
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