Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/412
Título: A importância das disciplinas humanísticas na formação do engenheiro: alternativas pedagógicas para a motivação dos estudantes
Título(s) alternativo(s): CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE
Autor(es): Pinto, Gabriela R. P. R.
Burnham, Teresinha F.
Pereira, Hernane B.
Palavras-chave: Disciplina humanística
Motivação
Engenharia - Educação
Data do documento: 2009
Citação: PINTO, Gabriela R. P. R.; BURNHAM, Teresinha F.; PEREIRA, Hernane B. B. A importância das disciplinas humanísticas na formação do engenheiro: alternativas pedagógicas para a motivação dos estudantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. Anais... Recife, COBENGE, 2009. p. 1-10.
Resumo: Objetiva-se, com este artigo, incitar docentes e discentes, que participam do processo de formação em engenharia, a refletirem sobre a importância de se dedicarem às disciplinas que são ofertadas para tratar de temas humanísticos, que estão relacionados aos desafios do cidadão na sociedade contemporânea. A forma como o pensamento ocidental foi organizado, ao longo da história da humanidade, refletiu na maneira como os currículos foram sendo articulados, e a própria tradição informa sobre como os engenheiros são preparados para a vida em sociedade: por meio de uma formação fortemente baseada em conhecimentos técnico-científicos, racional. Porém, quando uma das autoras deste trabalho participou dos encontros de disciplinas de formação humanística, deu-se conta de que há algo particular no ser humano: a vontade, pois tais disciplinas são resistidas por alguns estudantes. E, ponderando a vontade, alterou a forma de trabalhar, a fim de motivá-los a apreenderem e refletirem sobre os temas previstos e a freqüentarem e participarem dos encontros. Por meio dela também, percebeu esses espaços de aprendizagem se transformarem em locais de produção e apreensão de conhecimentos para a transformação da realidade local, bem como para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária. Verificou, então, que é preciso que se cuide da formação técnico-científica, contudo, que a subjetividade humana é complexa em si mesma e necessita de uma formação mais ampla. Neste sentido, apresentam-se aqui algumas alternativas pedagógicas que foram utilizadas na formação humanística dos estudantes de Engenharia de Computação, da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Descrição: p. 1-10.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/412
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância ....pdf305.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.