Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/412
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Gabriela R. P. R.-
dc.contributor.authorBurnham, Teresinha F.-
dc.contributor.authorPereira, Hernane B.-
dc.date.accessioned2016-07-15T17:53:08Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationPINTO, Gabriela R. P. R.; BURNHAM, Teresinha F.; PEREIRA, Hernane B. B. A importância das disciplinas humanísticas na formação do engenheiro: alternativas pedagógicas para a motivação dos estudantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. Anais... Recife, COBENGE, 2009. p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/412-
dc.descriptionp. 1-10.pt_BR
dc.description.abstractObjetiva-se, com este artigo, incitar docentes e discentes, que participam do processo de formação em engenharia, a refletirem sobre a importância de se dedicarem às disciplinas que são ofertadas para tratar de temas humanísticos, que estão relacionados aos desafios do cidadão na sociedade contemporânea. A forma como o pensamento ocidental foi organizado, ao longo da história da humanidade, refletiu na maneira como os currículos foram sendo articulados, e a própria tradição informa sobre como os engenheiros são preparados para a vida em sociedade: por meio de uma formação fortemente baseada em conhecimentos técnico-científicos, racional. Porém, quando uma das autoras deste trabalho participou dos encontros de disciplinas de formação humanística, deu-se conta de que há algo particular no ser humano: a vontade, pois tais disciplinas são resistidas por alguns estudantes. E, ponderando a vontade, alterou a forma de trabalhar, a fim de motivá-los a apreenderem e refletirem sobre os temas previstos e a freqüentarem e participarem dos encontros. Por meio dela também, percebeu esses espaços de aprendizagem se transformarem em locais de produção e apreensão de conhecimentos para a transformação da realidade local, bem como para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária. Verificou, então, que é preciso que se cuide da formação técnico-científica, contudo, que a subjetividade humana é complexa em si mesma e necessita de uma formação mais ampla. Neste sentido, apresentam-se aqui algumas alternativas pedagógicas que foram utilizadas na formação humanística dos estudantes de Engenharia de Computação, da Universidade Estadual de Feira de Santana.pt_BR
dc.sourcehttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/620/A%20import%C3%A2ncia%20....pdfpt_BR
dc.subjectDisciplina humanísticapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia - Educaçãopt_BR
dc.titleA importância das disciplinas humanísticas na formação do engenheiro: alternativas pedagógicas para a motivação dos estudantespt_BR
dc.title.alternativeCONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGEpt_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventospt_BR
dc.description.localpubRecifept_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-07-16T17:53:08Z-
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A importância ....pdf305.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.