Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/412
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Gabriela R. P. R. | - |
dc.contributor.author | Burnham, Teresinha F. | - |
dc.contributor.author | Pereira, Hernane B. | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-15T17:53:08Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Gabriela R. P. R.; BURNHAM, Teresinha F.; PEREIRA, Hernane B. B. A importância das disciplinas humanísticas na formação do engenheiro: alternativas pedagógicas para a motivação dos estudantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2009, Recife. Anais... Recife, COBENGE, 2009. p. 1-10. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/412 | - |
dc.description | p. 1-10. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetiva-se, com este artigo, incitar docentes e discentes, que participam do processo de formação em engenharia, a refletirem sobre a importância de se dedicarem às disciplinas que são ofertadas para tratar de temas humanísticos, que estão relacionados aos desafios do cidadão na sociedade contemporânea. A forma como o pensamento ocidental foi organizado, ao longo da história da humanidade, refletiu na maneira como os currículos foram sendo articulados, e a própria tradição informa sobre como os engenheiros são preparados para a vida em sociedade: por meio de uma formação fortemente baseada em conhecimentos técnico-científicos, racional. Porém, quando uma das autoras deste trabalho participou dos encontros de disciplinas de formação humanística, deu-se conta de que há algo particular no ser humano: a vontade, pois tais disciplinas são resistidas por alguns estudantes. E, ponderando a vontade, alterou a forma de trabalhar, a fim de motivá-los a apreenderem e refletirem sobre os temas previstos e a freqüentarem e participarem dos encontros. Por meio dela também, percebeu esses espaços de aprendizagem se transformarem em locais de produção e apreensão de conhecimentos para a transformação da realidade local, bem como para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária. Verificou, então, que é preciso que se cuide da formação técnico-científica, contudo, que a subjetividade humana é complexa em si mesma e necessita de uma formação mais ampla. Neste sentido, apresentam-se aqui algumas alternativas pedagógicas que foram utilizadas na formação humanística dos estudantes de Engenharia de Computação, da Universidade Estadual de Feira de Santana. | pt_BR |
dc.source | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/jspui/retrieve/620/A%20import%C3%A2ncia%20....pdf | pt_BR |
dc.subject | Disciplina humanística | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Engenharia - Educação | pt_BR |
dc.title | A importância das disciplinas humanísticas na formação do engenheiro: alternativas pedagógicas para a motivação dos estudantes | pt_BR |
dc.title.alternative | CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventos | pt_BR |
dc.description.localpub | Recife | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2016-07-16T17:53:08Z | - |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A importância ....pdf | 305.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.