Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/396
Título: Avaliação das propriedades mecânicas e morfológicas de bionanocompósitos PLA/PBAT/argila organofílica
Título(s) alternativo(s): Revista Eletrônica de Materiais e Processos
Autor(es): Viana, J. D.
Araújo, E. M.
Mélo, T. J. A.
Palavras-chave: Poliácido lático
Blendas
Nanocompósitos
Data do documento: Mar-2012
Citação: VIANA, J. D.; ARAÚJO, E. M.; MÉLO, T. J. A. de. Avaliação das propriedades mecânicas e morfológicas de bionanocompósitos PLA/PBAT/argila organofílica. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, [Campina Grande], PB, v.7, n.1, p.20-25, mar. 2012.
Resumo: Atualmente os polímeros biodegradáveis têm ocupado um lugar de destaque tendo em vista o seu potencial de aplicação bem como toda relação com o meio ambiente. O poli(ácido lático) - PLA é um polímero bastante sensível a condições de processamento. Conseqüentemente, algumas modificações para o aumento de suas propriedades e melhoria nas condições de processamento tem sido propostas. Neste trabalho, foram preparados sistemas contendo PLA/PBAT e Argila bentonítica (OMMT) pela técnica de intercalação por fusão. Inicialmente, foi preparada uma blenda na proporção de 50%PLA/50%PBAT e após preparada a blenda foi adicionada a argila na concentração de 3% e 6%. Todas as misturas foram preparadas utilizando uma extrusora de rosca dupla com 30mm de diâmetro e L/D 30. Após a extrusão, foram confeccionadas corpos de prova usando a técnica de injeção. Os sistemas contendo PLA/PBAT/Argila (OMMT) foram caracterizados por difração de raios-X, posteriormente foi avaliada as propriedades mecânicas e por fim observada a morfologia por microscopia eletrônica de varredura. Os resultados de DRX indicaram a formação de bionanocompósitos com estrtutura intercalada com o aumento da distancia interplanar basal. As propriedades mecânicas apresentaram relação com o aumento da concentração de argila presente no sistema. Os resultados de MEV mostraram a morfologia característica de uma blenda imisccível, e ao mesmo tempo foi possível visualizar partículas de argilas dispersas na blenda PLA/PBAT.
Descrição: p.20-25
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/396
ISSN: 1809-8797
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
239.html423 BHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.