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Título: Estudo do perfil de distribuição de tamanho e número de partículas emitidas na queima de misturas de diesel/biodiesel/etanol
Título(s) alternativo(s): XXII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA
Autor(es): Guarieiro, Lílian Lefol Nani
Guerreiro, Egídio Teixeira de Almeida
Amparo, Keize Katiane dos Santos
Leão, Danilo J.
Torres, Ednildo A.
Andrade, Jailson B. de
Palavras-chave: Diesel - Motor
Combustível
Combustão
Contador de partícula
Data do documento: Ago-2014
Editor: SIMEA
SIMEA
Citação: GUARIEIRO, Lílian Lefol Nani et al. Estudo do perfil de distribuição de tamanho e número de partículas emitidas na queima de misturas de diesel/biodiesel/etanol. 2014. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA, 22., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: SIMEA, 2014. p. 1-7.
Resumo: Neste trabalho são apresentados resultados do estudo do uso de um contador de partículas modelo 3910 TSI na determinação da distribuição de número e tamanho de partículas (tamanho de 11,5 nm a 365,2 nm) emitidas na exaustão de motores diesel utilizando combustíveis com diferentes teores de oxigênio (B5, B5 com 6% de etanol e B100). A média geométrica para ambos os combustíveis foi  = 86,6 + 3,7 nm, com número total de partículas (partículas/cm3) 9,6 x 106 (B5), 1,1 x 107 (B5 com 6% de etanol) e 1,4 x 107 (B100). Uma análise de componentes principais foi aplicada na matriz de dados obtida, 10 x 75. A análise de PCA indica que o grupo com valores de escores maiores e negativos (combustível B5) apresentou maior emissão de partículas de diâmetro maiores. O aumento do teor de oxigênio do combustível destinado a motores ciclo diesel pode influenciar na redução do tamanho das partículas emitidas em sua queima e no aumento da concentração destas, a depender do tipo de câmara de combustão do motor.
Descrição: p. 1-7
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/381
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