Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/343
Título: Impacto na microbiota do lodo ativado durante a aclimatação com diferentes efluentes industriais
Título(s) alternativo(s): Engenharia Ambiental
Autor(es): Almeida, Edna dos Santos
Cordi, Lívia
Assalin, Márcia Regina
Moraes, Sandra Gomes de
Durán, Nelson
Palavras-chave: Lodo ativado
Microbiota
Efluente
Data do documento: 17-Jul-2010
Citação: SPIER, K. F. et al. Impacto na microbiota do lodo ativado durante a aclimatação com diferentes efluentes industriais. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v.7, n.3, p. 003-011, 2010.
Resumo: O processo de lodos ativados é amplamente utilizado no tratamento de efluentes domésticos e industriais, podendo ser empregado no tratamento dos efluentes papeleiro, têxtil (ambos caracterizados por elevada DQO, toxicidade e cor intensa) e das indústrias queijeiras (caracterizado pela altíssima carga orgânica). Para um melhor desempenho do sistema biológico na remediação de efluentes é necessário que a biomassa esteja adaptada ao efluente a ser tratado. Neste trabalho foi avaliado o impacto do processo de aclimatação do lodo ativado coletado de uma estação de tratamento de esgoto doméstico aos efluentes papeleiro, têxtil e queijeiro. As diferenças observadas nos lodos aclimatados aos diferentes efluentes indicam que a população presente no sistema de lodos ativados é dependente dos substratos estudados, resultando na predominância de diferentes classes de protozoários. Quanto às bactérias presentes nenhuma diferença foi observada para os parâmetros estudados.
Descrição: p. 003 - 011
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/343
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
impacto na microbiota do lodo ativado ....pdf81.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.