Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/327
Título: Desenvolvimento de metodologia para o monitoramento e tomada de decisão em uma central de água gelada através de dados em tempo real
Título(s) alternativo(s): VII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA
Autor(es): Mendes, André da Silva
Santos, Alex Álisson Bandeira
Correia, Adeilson Fábio Santos
Palavras-chave: OSI soft
Plant information
Tomada de decisão
Manutenção - Política
Data do documento: 31-Jul-2012
Citação: MENDES, André da Silva; SANTOS, Alex Álisson Bandeira; CORREIA, Adeilson Fábio Santos. Desenvolvimento de metodologia para o monitoramento e tomada de decisão em uma central de água gelada através de dados em tempo real. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA - CONEM, 7., 2012, São Luis. Anais... São Luís: ABCM, 2012.
Resumo: Atualmente a eficiência de processos industriais e de fornecimento de utilidades é imperativa para a sustentabilidade e economicidade dos negócios de atividades industriais. O controle em tempo real de equipamentos, unidades e processos cada vez mais se torna imperativo para a garantia da fidedignidade dos dados, que servirão para a tomada de decisão, seja para algum ajuste operacional como também para a definição de políticas de manutenção. Em sistemas de utilidades de produção de água gelada, composta em especial por chillers e bombas – que possui grande aplicação em indústrias de manufatura, shoppings e hotéis – este tipo de metodologia é pouco usado, sendo utilizado acompanhamento de campo como também atividades de manutenção tradicionais para o monitoramento dos sistemas. A proposta do trabalho é a criação das bases para a implantação de metodologia de monitoramento de sistemas de água gelada – tendo como base um sistema de água gelada de um centro de pesquisa localizado em Salvador/BA – com vistas ao monitoramento operacional, e possíveis indicativos de necessidades de manutenção, através da arquitetura Process Information Management System (PIMS). Foi utilizada a ferramenta de mercado PI (Plant Information) da OSI Soft, na qual foram definidos os pontos de controle, customização de dados e indicadores, e, por fim, criando um ambiente de informações para a tomada de decisão de gerenciamento de processos a partir de dados obtidos em tempo real.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/327
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA ....PDF492.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.