Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/283
Title: Simulação utilizando dinâmica de sistemas: estudo de caso da ampliação do complexo penal de Salvador para resolução do problema da superpopulação carcerária
Other Titles: XLVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL
Authors: Pereira-Guizzo, Camila de Souza
Senna, Valter de
Sampaio, Renelson
Oliveira, Anderson Ubiratan Farias de
Silva, Gil Jader Oliveira da
Araújo, Jaciane Ferreira
Santos, Sidney Leal
Keywords: Sistema - Dinâmica;Presídio - Superlotação;Simulação;População carcerária
Issue Date: 16-Sep-2014
Citation: OLIVEIRA, A. U. F. et al. Simulação utilizando dinâmica de sistemas: estudo de caso da ampliação. In: XLVI SBPO – SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL. Salvador: SBPO, v. 1. p. 1-1, 2014.
Abstract: A população carcerária no Brasil cresceu nos últimos anos e na Bahia o cenário do sistema carcerário é um retrato do restante do País. Esse trabalho tem como propósito investigar se a disponibilização de mais vagas no sistema carcerário soteropolitano, através da construção de novos presídios resolve de forma definitiva o problema da superlotação prisional local. Adotando como diretriz científica à metodologia de simulação da Dinâmica de Sistemas, procura-se compreender seu impacto sobre o comportamento do sistema em questão, integrando as variáveis principais, conceitos e teorias na forma de uma hipótese dinâmica. Observou-se que a quantidade de entrada no sistema prisional superior ao somatório de todas as variáveis de saídas e a oferta de vagas na quantidade necessária para "zerar" o déficit no Complexo Salvador, vai causar uma melhoria, entretanto, em poucos meses teremos novamente a condição de superlotação na capital, ou seja, qualquer atitude tomada de forma isolada, não apresentará resultados eficazes.
Description: p.3190
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/283
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simulação utilizando dinâmica ....pdf503.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.