Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/275
Título: Aplicação da análise de agrupamento na avaliação da formação técnica profissionalizante para o setor industrial
Título(s) alternativo(s): XLVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL
Autor(es): Santos, Murilo
Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
Sampaio, Renelson Ribeiro
Cordeiro, Antônio José Assunção
Palavras-chave: Educação profissionalizante
Cursos técnicos
Indústria
Data do documento: 16-Set-2014
Citação: SANTOS, Murilo et al. Aplicação da análise de agrupamento na avaliação da formação técnica profissionalizante para o setor industrial. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL - SBPO, 46., 2014, Salvador. Anais... Salvador: SBPO, 2014.
Resumo: A formação profissionalizantes vêm passando por constantes mudanças ao longo dos últimos anos, impulsionadas pela necessidade de inovar das organizações e seu elevado nível tecnológico. Atualmente, inovação é a pauta de primeira grandeza e altamente dependente de pessoas qualificadas. As iniciativas de expansão da rede de aprendizado profissional e a busca por talentos, evidenciam esse caminho de transformação: quanto mais tecnologias forem agregadas aos processos, mais qualificado deve ser o capital humano. A indústria é um importante setor para a economia do Brasil, seu desenvolvimento acelera o crescimento do país, promovendo a distribuição de riquezas. Sem educação, essa engenharia socioeconômica não funciona. Nesse contexto é importante analisar os cursos técnicos profissionalizantes sob o prisma das expectativas discentes. O objetivo é entender, a partir das dificuldades vivenciadas pelos alunos, o que pode interferir no desenvolvimento dos cursos. Para cumprir com essa abordagem, foram aplicados questionários entre os alunos matriculados em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Os resultados, analisados por meio de estatística descritiva e multivariada, apontaram para fatores que representam dificuldades para os discentes, impactam no atingimento de suas expectativas e desenvolvimento industrial.
Descrição: p.945-956
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/275
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aplicação da análise de agrupamento ....pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.