Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/262
Título: Fluxos de Informação e conhecimento no desenvolvimento de produto na indústria automotiva - uma comparação entre as redes formal e informal
Título(s) alternativo(s): Revista Produção Online
Autor(es): Sampaio, Renelson Ribeiro
Moraes, Marcelus
Passos, Francisco Uchoa
Palavras-chave: Desenvolvimento automobilístico
Desenvolvimento de Produto
Inovação
Modelo SECI
Redes Sociais
Data do documento: Jan-2013
Citação: SAMPAIO, R. R.; MORAES, M. ; PASSOS, F. U. . Fluxos de informação e conhecimento no desenvolvimento de produto na indústria automotiva - uma comparação entre as redes formal e informal. Revista Produção Online, v. 13, p. 208-232, 2013.
Resumo: Para manter vantagem competitiva, as empresas têm que inovar. Assim, alta qualidade, baixo custo e diversidade de produtos passaram a ser condição de partida para a competitividade. Em consequência, velocidade e flexibilidade em projetos de novos produtos são cruciais, pois estes fatores estão relacionados à capacidade de as empresas responderem adequadamente às pressões por inovações. Como se sabe, a inovação normalmente está relacionada à introdução de algo novo em um determinado processo de trabalho, do qual se geram novos produtos ou serviços. Para tanto, a capacidade de as pessoas compartilharem informações passa a ser vista como fator fundamental, contribuindo substancialmente para a realização das inovações de processos e produtos. Considerando estes aspectos, o presente trabalho busca acompanhar os processos de desenvolvimento de produtos de uma empresa automobilística, com vistas a mapear os fluxos de informação e conhecimento que se estabelecem nestes processos. A principal contribuição deste estudo ocorre na análise crítica da rede social estabelecida em determinado momento do desenvolvimento de um projeto. Essa análise oferece uma estimativa do nível de difusão de informação e conhecimento entre os membros da equipe, bem como faz a comparação entre a rede social mapeada empiricamente e a rede formal definida, a priori, nos procedimentos escritos da empresa.
Descrição: p.208-232
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/262
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fluxos de informação ....pdf666.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.