Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/262
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.contributor.authorMoraes, Marcelus-
dc.contributor.authorPassos, Francisco Uchoa-
dc.date.accessioned2016-07-05T18:25:18Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.citationSAMPAIO, R. R.; MORAES, M. ; PASSOS, F. U. . Fluxos de informação e conhecimento no desenvolvimento de produto na indústria automotiva - uma comparação entre as redes formal e informal. Revista Produção Online, v. 13, p. 208-232, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/262-
dc.descriptionp.208-232pt_BR
dc.description.abstractPara manter vantagem competitiva, as empresas têm que inovar. Assim, alta qualidade, baixo custo e diversidade de produtos passaram a ser condição de partida para a competitividade. Em consequência, velocidade e flexibilidade em projetos de novos produtos são cruciais, pois estes fatores estão relacionados à capacidade de as empresas responderem adequadamente às pressões por inovações. Como se sabe, a inovação normalmente está relacionada à introdução de algo novo em um determinado processo de trabalho, do qual se geram novos produtos ou serviços. Para tanto, a capacidade de as pessoas compartilharem informações passa a ser vista como fator fundamental, contribuindo substancialmente para a realização das inovações de processos e produtos. Considerando estes aspectos, o presente trabalho busca acompanhar os processos de desenvolvimento de produtos de uma empresa automobilística, com vistas a mapear os fluxos de informação e conhecimento que se estabelecem nestes processos. A principal contribuição deste estudo ocorre na análise crítica da rede social estabelecida em determinado momento do desenvolvimento de um projeto. Essa análise oferece uma estimativa do nível de difusão de informação e conhecimento entre os membros da equipe, bem como faz a comparação entre a rede social mapeada empiricamente e a rede formal definida, a priori, nos procedimentos escritos da empresa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.sourcehttps://www.producaoonline.org.br/rpo/article/viewFile/1112/988pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento automobilísticopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Produtopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectModelo SECIpt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.titleFluxos de Informação e conhecimento no desenvolvimento de produto na indústria automotiva - uma comparação entre as redes formal e informalpt_BR
dc.title.alternativeRevista Produção Onlinept_BR
dc.typeProdução bibliográfica: Artigos completos publicados em periódicospt_BR
dc.identifier.numberv.13, n.1pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-07-06T18:25:18Z-
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fluxos de informação ....pdf666.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.