Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/242
Título: O papel dos docentes em programas de pós graduação: uma abordagem baseada em redes
Título(s) alternativo(s): BRASNAM 2015 : IV BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING
Autor(es): Andrade, Maria Teresinha Tamanini
Rosa, Marcos Grilo
Fadigas, Inácio de Sousa
Pereira, Hernane Borges de Barros
Palavras-chave: Redes sociais - Análise
Coautoria - Redes
Data do documento: 2015
Citação: ANDRADE, Maria Teresinha Tamanini; ROSA, Marcos Grilo; FADIGAS, Inácio de Sousa; PEREIRA, Hernane Borges de Barros. O papel dos docentes em programas de pós graduação: uma abordagem baseada em redes. BRASNAM 2015 : IV BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING. Recife: 2015.
Resumo: Neste artigo caracterizamos as redes de Programas de Pós- Graduação (PPG) usando a distribuição do tamanho dos componentes e analisamos a colaboração entre os docentes dos programas a partir das redes de coautoria, distinguindo-os de outros participantes. Usamos métricas como componentes, pontos de corte e hubs e suas combinações. Métodos e índices da Análise de Redes Sociais foram utilizados para a análise. Os resultados mostram que os pesquisadores tendem a se agrupar, formando um núcleo, consequentemente a colaboração científica aumenta ao longo dos anos. Os docentes dos PPGs têm um papel fundamental na conectividade das redes, sendo em sua maioria pontos de corte.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/242
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel dos docentes ....pdf266.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.