Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/232
Título: Uma nova proposta para análise da estabilidade no processo de combustão usando a distância de Hamming
Título(s) alternativo(s): V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC)
Autor(es): Souza, Jefferson Willes Gomes de
Pereira, Hernane
Santos, Alex Álisson Bandeira
Senna, Valter
Moret, Marcelo A.
Palavras-chave: Distância de Hamming
Combustão - Processo
Data do documento: 2015
Citação: SOUZA, Jefferson W. G. de; PEREIRA, Hernane; SANTOS, Alex Álisson B.; SENNA, Valter; MORET, Marcelo A. Uma nova proposta para análise da estabilidade no processo de combustão usando a distância de Hamming. In: V WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (PTI) e I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA (SIINTEC). Salvador, 2015.
Resumo: Neste trabalho, analisou-se a concentração de fuligem dos gases combustíveis Acetileno (AC) e Gás Natural (GN) no processo de combustão controlada. Avaliou-se a estabilidade, nos padrões espaços-temporais, gerada por uma evolução do sistema usando uma técnica de medida conhecida como distância de Hamming (Hd). Observou-se que Hd apresenta um estado transiente, para AC, na concentração de 21% de oxigênio, considerando pequenas unidades de tempo que, ao longo deste, atinge um valor médio de equilíbrio (Hd = 0.035) mostrando um aumento significativo na oxidação da chama na combustão e uma formação ideal de fuligem. Para o GN, em todas as concentrações de oxigênio, há tendência à oxidação da chama, o que leva a um aumento na formação de fuligem, isso sugere que a Hd oscila sem um valor definido com pequenos pulsos ao logo do tempo, denotando que há uma diminuição de temperatura da chama.
Descrição: p.692-700
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/232
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V WORKSHOP PTI - SIINTEC 2015.pdf13.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.