Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/228
Title: | Interatividade e relações com o saber: um olhar à luz da análise de redes sociais |
Other Titles: | IV Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM) |
Authors: | Casnati, Ana Maria Lopes, Claudia Ribeiro Santos Galeffi, Dante Burnham, Teresinha Fróes Vilela, Alba Benemérita Alves Pereira, Hernane Borges de Barros |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | CASNATI, A. M. ; LOPES, C. R. S. ; GALEFFI, D. ; BURNHAM, Teresinha Fróes ; VILELA, A. B. A. ; PEREIRA, H. B. B. . Interatividade e Relações com o Saber: um olhar à luz da Análise de Redes Sociais. In: IV Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), 2015, Recife. Anais do XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015). Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1. |
Abstract: | Este artigo objetiva estudar as redes sociais constituídas por professores e estudantes do projeto Flor de Ceibo (FDC) da Universidade de la Republica do Uruguai. O estudo foi desenvolvido a partir da teoria das redes sociais e complexas. Para análise foram gerados quatorze grupos (redes) que representam os territórios onde está sendo desenvolvido o FDC. As redes analisadas retratam a existência de colaboração entre professores e estudantes, resultando na interatividade ocorrida entre os atores de forma a contribuir para a difusão de informação e troca de saberes. Percebe-se que os professores não desempenham um papel central para o fluxo de interatividade sendo necessária a participação dos estudantes, e principalmente do estudante referente, para o alcance dos objetivos do FDC que considera importante a colaboração entre professores e estudantes e o uso da mediação telemática como espaços inter/transdisciplinares de formação, pesquisa, intervenção e reflexão. |
URI: | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/228 |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Interatividade e relações com o saber ....pdf | 728.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.