Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/228
Título: Interatividade e relações com o saber: um olhar à luz da análise de redes sociais
Título(s) alternativo(s): IV Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM)
Autor(es): Casnati, Ana Maria
Lopes, Claudia Ribeiro Santos
Galeffi, Dante
Burnham, Teresinha Fróes
Vilela, Alba Benemérita Alves
Pereira, Hernane Borges de Barros
Data do documento: 2015
Citação: CASNATI, A. M. ; LOPES, C. R. S. ; GALEFFI, D. ; BURNHAM, Teresinha Fróes ; VILELA, A. B. A. ; PEREIRA, H. B. B. . Interatividade e Relações com o Saber: um olhar à luz da Análise de Redes Sociais. In: IV Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), 2015, Recife. Anais do XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015). Porto Alegre: SBC, 2015. v. 1.
Resumo: Este artigo objetiva estudar as redes sociais constituídas por professores e estudantes do projeto Flor de Ceibo (FDC) da Universidade de la Republica do Uruguai. O estudo foi desenvolvido a partir da teoria das redes sociais e complexas. Para análise foram gerados quatorze grupos (redes) que representam os territórios onde está sendo desenvolvido o FDC. As redes analisadas retratam a existência de colaboração entre professores e estudantes, resultando na interatividade ocorrida entre os atores de forma a contribuir para a difusão de informação e troca de saberes. Percebe-se que os professores não desempenham um papel central para o fluxo de interatividade sendo necessária a participação dos estudantes, e principalmente do estudante referente, para o alcance dos objetivos do FDC que considera importante a colaboração entre professores e estudantes e o uso da mediação telemática como espaços inter/transdisciplinares de formação, pesquisa, intervenção e reflexão.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/228
Aparece nas coleções:Artigos Publicados em Periódicos (PPG MCTI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interatividade e relações com o saber ....pdf728.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.