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Title: Modelo de excelência pedagógica (MEP) para avaliação da maturidade da gestão educacional na educação profissional e tecnológica
Other Titles: Pedagogical Excellence Model (MEP) for assessing the maturity of educational management in professional and technological education
Authors: Silva, Vânia Ribeiro da
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira-Guizo, Camila de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor-co: Scabora, Márcia Helena
metadata.dc.contributor.referees: Ferraz, Tatiana Gesteira de Almeida
Conceição, Vivian Manuela
Barros, Angélica Fátima de
Keywords: Educação profissional;Excelência;Indústria;Instrumento de avaliação
Issue Date: 27-Feb-2023
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: SILVA, Vânia Ribeiro da. Modelo de excelência pedagógica (MEP) para avaliação da maturidade da gestão educacional na educação profissional e tecnológica. Orientadora: Camila de Sousa Pereira-Guizzo. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A educação profissional no Brasil é responsável em desenvolver as competências técnicas e socioemocionais essenciais para o mundo do trabalho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI desempenha este papel de formação de mão de obra para o mercado de trabalho com foco em atendimento a indústria, para isso conta com uma metologia própria consolidada internacionalmente, a Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP. Com propósito de elevar a gestão da educação profissional e tecnológica para atender a indústria no Estado de Mato Grosso, este trabalho tem a proposta de desenvolver e apresentar um Modelo de Excelência Pedagógica - MEP, um instrumento de avaliação da gestão da educação profissional e tecnológica para a indústria, construído com base do método PDCA (Plan, Do, Check e Act) e com a própria MSEP. Neste sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível a construção e validação semântica do instrumento de avaliação dividido em 4 pilares e em 113 padrões metodológicos que permite identificar em qual nível de maturidade está a gestão das ações educacionais para atender a indústria, bem como analisar, propor melhorias e padronizar as práticas da gestão pedagógica das escolas. O instrumento de avaliação foi validado por um grupo de especialistas por meio de questionário e aplicado em uma escola do SENAI Mato Grosso. Ao todo foram realizados 29 apontamentos e sugestões de melhorias na redação de alguns padrões metodológicos, na descrição de maturidade e calibração nos níveis de maturidade. Diante do exposto, compreende-se que o Modelo de Excelência Pedagógica desenvolvido para avaliação da maturidade da gestão educacional nos cursos voltados para a indústria é um modelo a ser seguido. Que transcorre para a jornada da excelência na educação profissional e tecnológica onde o maior beneficiado neste cenário é a indústria que recebe cada vez mais mão de obra capacitada com competências técnicas e socioemocionais, atualizado com o mundo do trabalho.
Abstract: Professional education in Brazil is responsible for developing the technical and socio-emotional skills essential for the world of work. The National Industrial Apprenticeship Service – SENAI performs this role of manpower training for the labor market with a focus on serving the industry, for which it has its own internationally consolidated methodology, the Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP. With the purpose of raising the management of professional and technological education to serve the industry in the State of Mato Grosso, this work has the proposal to develop and present a Model of Pedagogical Excellence - MEP, an instrument for evaluating the management of professional and technological education for the industry, based on the PDCA method (Plan, Do, Check and Act) and MSEP itself. In this sense, through bibliographical and documental research, it was possible to construct and semantically validate the evaluation instrument divided into 4 pillars and 113 methodological standards that allow identifying the level of maturity in the management of educational actions to serve the industry, as well as analyzing, proposing improvements and standardizing the practices of pedagogical management in schools. The evaluation instrument was validated by a group of specialists through a questionnaire and applied in a school in SENAI Mato Grosso. In all, 29 notes and suggestions for improvements were made in the writing of some methodological standards, in the description of maturity and calibration of maturity levels. Given the above, it is understood that the Pedagogical Excellence Model developed to assess the maturity of educational management in courses aimed at industry is a model to be followed. That goes on to the journey of excellence in professional and technological education where the biggest beneficiary in this scenario is the industry that receives more and more skilled labor with technical and socio-emotional skills, updated with the world of work.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1867
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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