Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1746
Title: Projeto de um docking cart para ensaios de motores em salas de dinamômetros
Authors: Feliciano, Adailton Henrique Magalhães
Senna, Daniel Rocha de
Gomes, Luiz Filipe de Souza
Kruschewsky Neto, Geraldo Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Guerreiro, Egídio Teixeira de Almeida
Keywords: Docking cart;Dinamômetro;Setup;Motores
Issue Date: 2019
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: FELICIANO, Adailton Henrique Magalhães et al. Projeto de um docking cart para ensaios de motores em salas de dinamômetros. Orientador: Egídio Teixeira de Almeida Guerreiro. 2019. 222 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente documento trata-se de projeto de um docking cart para ensaios de motores em salas de dinamômetros. O trabalho teve como objetivo projetar, em um ano, um carrinho de movimentação de motores (docking cart) para reduzir o tempo de setup nas salas-prova-motor de testes dinamométricos. Para isso seguiu-se a metodologia de desenvolvimento de produtos e divide-se em Projeto Informacional, Conceitual, Básico e Detalhado; esta metodologia engloba, resumidamente, o entendimento do processo atual na empresa cliente e de suas necessidades, concepção de conceito para atendimento das necessidades, modelagem CAD, simulações CAE, e detalhamento 2D para fabricação, bem como análises técnicas e financeiras. A concepção deste produto visa solucionar o problema apresentado pelo cliente: o longo setup interno para realização dos ensaios de motores a combustão, o que gera um custo, devido à sala parada, elevado e indesejado. Como principais resultados do novo docking cart, evidenciou-se uma redução estimada do setup interno em 26%, gerando uma economia mensal de aproximadamente R$7.011,00 para a empresa. Todas as etapas do projeto, as considerações, os parâmetros adotados, as dificuldades e os resultados serão abordados nos documentos que seguem.
Abstract: This document deals with the design of a docking cart for engine testing in dynamometer rooms. The aim of the work was to design, in one year, a engine handling cart (docking cart) to reduce setup time in engine test-rooms for dynamometric tests. For this, the methodology of product development and is divided into Informational, Conceptual, Basic and Detailed; this methodology encompasses, in short, the understanding of the process current in the client company and its needs, conception of concept for meeting needs, CAD modeling, CAE simulations, and 2D detailing for manufacturing, as well as technical and financial analysis. The design of this product aims to solve the problem presented by the client: the long internal setup to carrying out the tests of combustion engines, which generates a cost, due to the room stopped, elevated and unwanted. As main results of the new docking cart, there was an estimated reduction of 26% in the internal setup, generating savings of approximately R$7,011.00 for the company. All stages of the project, considerations, adopted parameters, difficulties and results will be addressed in the documents that follow.
Description: "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1746
Appears in Collections:Theoprax - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Theoprax_ADAILTON HENRIQUE MAGALHÃES FELICIANO et al.pdfTCC / THEOPRAX / SENAI CIMATEC22.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.