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Title: Implantação de boas práticas da gestão de qualidade em obras
Authors: Muniz, Beatriz Osterne
Freitas, Gabriela Fonseca
Henriques, Kaliane Silva
Pedreira, Luana Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Gleice Maria Araújo
Keywords: Qualidade;Padronização;Construção civil;Procedimento operacional;Ficha de verificação de serviço
Issue Date: 2018
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: MUNIZ, Beatriz Osterne et al. Implantação de boas práticas da gestão de qualidade em obras. Orientador: Gleice Maria Araújo Ribeiro. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Desde a criação do Sistema de Gestão da Qualidade, seu escopo sempre foi pela padronização dos serviços e pela garantia da uniformização dos processos executivos. O contexto recente da indústria da construção civil reflete o papel de importância junto aos setores econômicos, políticos e sociais do país, afinal, impacta diretamente no bem-estar da nação. Assim, com o intuito de alavancar o crescimento no mercado, é primordial que esteja enraizado nas empresas, os conceitos e técnicas da implantação da gestão da qualidade nos seus sistemas organizacionais. Sendo assim, o presente trabalho discorrerá sobre um estudo de caso realizado em uma construtora do segmento de reforma que atua na cidade e região metropolitana de Salvador, Bahia com o objetivo de implantar boas práticas e ferramentas da qualidade nas obras as quais são responsáveis. Além disso, como embasamento para esse estudo de caso, o projeto relatará sobre o histórico da qualidade, bem como seus conceitos como padronização e benefícios além das definições e aplicações dos procedimentos operacionais e fichas de verificação de serviço, os quais foram implantados junto à empresa, resultando em incentivos para padronização e melhoria contínua do sistema.
Abstract: Since the creation of the Quality Management System, its scope has always been the standardization of services and the guarantee of the standardization of executive processes. The recent context of the construction industry reflects the importance role with the economic, political and social sectors of the country, after all, has a direct impact on the well-being of the nation. Thus, in order to leverage growth in the market, it is essential that the concepts and techniques of implementing quality management in their organizational systems be rooted in companies. Thus, the present study will focus on a case study carried out in a construction company of the reform segment that operates in the city and metropolitan region of Salvador, Bahia with the objective of implanting good practices and quality tools in the works for which they are responsible. In addition, as a basis for this case study, the project will report on the quality history, as well as its concepts such as standardization and benefits in addition to the definitions and applications of the operational procedures and service verification sheets, which were implemented with the company, resulting in incentives for standardization and continuous improvement of the system.
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