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Title: As Novas Normas Técnicas Brasileiras para Teste de Impacto Frontal Veicular para Proteção dos Ocupantes: Definição do Melhor Teste para o Mercado de Veículos Vendidos no Brasil e a Análise Financeira para Atualização do Laboratório de Testes.
Other Titles: The New Brazilian Technical Norms for Vehicle Front Impact Test for Occupant Protection: Definition of the Best Test for the Vehicle Sold Market in Brazil and the Financial Analysis for Updating the Test Laboratory
Authors: Cunha, Victor Alvarez da.
metadata.dc.contributor.advisor: Travassos Júnior, Xisto Lucas
metadata.dc.contributor.referees: Magalhães, Robson da Silva
Magalhães, Marcelo Bruno da Silveira
Carletti, Camilo Bento
Keywords: Testes automotivos;Impacto frontal - Automótivo;Segurança - Passageiros
Issue Date: 2011
Citation: CUNHA, Victor Alvarez da. As novas normas técnicas brasileiras para teste de impacto frontal veicular para proteção dos ocupantes – definição do melhor teste para o mercado de veículos vendidos no Brasil e a análise financeira para atualização do laboratório de testes. Orientador: Xisto Lucas Travassos Jr. 2011. 253 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2011.
Abstract: Em 2007, o Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, instituiu a Resolução 221, criando critérios biomecânicos de segurança dos passageiros, necessários para homologação do veículo considerando impacto veicular. Esta resolução especifica as normas ABNT NBR 15300-1, em conjunto com a norma ABNT NBR 15300-2, ou ABNT NBR 15300-3. Este critério é de escolha da montadora do veículo para uso do padrão de teste e critérios de aprovação do impacto frontal visando a homologação dos carros a serem vendidos a partir de janeiro de 2012, para os veículos novos, e 2014 para os veículos já em produção. Com estudos já feitos de impacto frontal de veículos, em diferentes países, é possível concluir que o critério de teste de impacto frontal veicular, em barreira rígida, com sobreposição de 100%, conforme ABNT NBR 15300-2, não testa os aspectos mais críticos dos veículos vendidos no Brasil, referentes à deformação e intrusão desta deformação no compartimento dos ocupantes do veículo. Este estudo mostra que a norma ABNT NBR 15300-3, de teste de impacto veicular frontal, em barreira deformável, com sobreposição de 40% e uso de critérios biomecânicos de segurança dos passageiros, semelhante ao mesmo critério da norma ECE R94, usado na Europa, deveria ser a principal forma de homologação veicular para esta verificação no Brasil. Este trabalho faz um estudo de custo e viabilidade financeira da atualização de um laboratório de impacto veicular frontal, no Brasil, para os novos tipos de testes e recursos necessários para conformidade dos testes da nova resolução 221 do CONTRAN. ABSTRACT: In 2007, the Brazilian National Traffic Counsel (CONTRAN) has defined the 221 Resolution creating the passenger safety biomechanical criteria needed for vehicle homologation considering vehicle impact tests. This resolution specifies the standards ABNT NBR 15300-1 together with the standard ABNT NBR 15300-2 or ABNT NBR 15300-3. In order to get the approval, the vehicle manufacturer must chose an standard for the frontal impact test. For homologation of the cars to be sold from January 2012, as new vehicles, and 2014 for the current production vehicles must comply with this standard. While vehicle frontal impact studies are already made in different countries, it is possible to conclude that the vehicle frontal impact criterion in a rigid barrier with 100% overlap (according to ABNT NBR 15300-2) does not test the most critical aspects of the most sold cars in Brazil referring to deformation and intrusion in the vehicle occupant compartment. This study shows that the frontal impact test stated in the ABNT NBR 15300-3 standard, with 40% offset deformable barrier and the use of occupant safety biomechanical criteria used on the standard ECE R94 (used in Europe) is more appropriate for this verification in Brazil. This work has a financial viability study for a frontal impact laboratory update, in Brazil with the new features of tests and resources needed to comply with the frontal impact tests of the CONTRAN 221 Resolution.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/166
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