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dc.contributor.advisorSantos, Carlos César Ribeiro-
dc.contributor.authorAraújo, Tainah Correia de-
dc.date.accessioned2023-01-18T23:07:04Z-
dc.date.available2023-01-18T23:07:04Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationARAÚJO, Tainah Correia de. Estudo sobre a implantação da logística reversa como fluxo logístico para descarte de pneus inservíveis: um estudo de caso. Orientador: Carlos César Ribeiro Santos. 2018. 48 f. Monografia (MBA em Logística e Gestão da produção) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1587-
dc.description.abstractThe Reverse logistics is the process of returning products to their point of origin for reuse and/or recycle. Reverse logistics is an element that can contribute significantly to sustainable development, so it has been used by many organizations with a strategic vision to reduce environmental and social impacts of their activities. One of these organizations is the one that was object of this research (Company X), which is concerned with the impact caused by the improper disposal of its product at the end of life. Therefore, this study aimed to identify if there are factors of resistance to the implementation of reverse logistics for scrap tires in a company located at state of Bahia, the Company X. The specific objectives are to describe how is the reverse logistics process of scrap tires in Brazil; present the actual laws referring to the disposal and recycling of tires; show how important is the reverse logistics in the process of waste disposal for tires and to know how the Company X uses the reverse logistics in the disposal of waste tires. To do the research it was used as methods the bibliographic review and case study, through the questionnaires distributed between some employees from the Company X and an interview with the sector responsible for security and environmental at this company. Analyzing all the data obtained from in theoretical research and interviews, we conclude that there is no resistance factor to the reverse logistics flow of waste tires at Company X.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectPneu inservívelpt_BR
dc.subjectResistência ao fluxo logísticopt_BR
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpt_BR
dc.titleEstudo sobre a implantação da logística reversa como fluxo logístico para descarte de pneus inservíveis: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeStudy on the implementation of reverse logistics as a logistical flow for discarding waste tires: a case studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.description.resumoA Logística reversa é o processo de retorno dos produtos ao seu ponto de origem para reutilização e/ou reciclagem. Ela é um elemento que pode contribuir bastante para o desenvolvimento sustentável e por isso tem sido utilizada por muitas organizações com a visão estratégica de reduzir os impactos socioambientais de suas atividades. Uma destas organizações foi objeto deste trabalho, e tem como obrigação legal realizar o descarte adequado do seu produto em fim de vida útil. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral identificar se há fatores de resistência na implantação dos fluxos de logística reversa de pneus inservíveis, em uma empresa localizada no estado da Bahia, a Empresa X. Os objetivos específicos foram descrever o processo logístico reverso dos pneus inservíveis, no Brasil; apresentar as principais legislações brasileiras vigentes que se referem ao descarte e reciclagem dos pneus; demonstrar a importância da logística reversa no processo de destinação dos pneus inservíveis e conhecer como a Empresa X faz uso da logística reversa no descarte de pneus inservíveis. Para isso, foram utilizados como métodos, a revisão bibliográfica e o estudo de caso, através de questionários distribuídos entre os colaboradores da Empresa X e entrevista com o setor responsável pela Segurança e Meio Ambiente da organização. Analisando todos os dados obtidos com a pesquisa em referencial teórico e entrevistas, conclui-se que a logística reversa é fundamental para descartar adequadamente os produtos inservíveis e que não há fatores de resistência ao fluxo logístico reverso de pneus inservíveis na Empresa X.pt_BR
Appears in Collections:Monografias (Pós-Graduação) - MBA Executivo em Logística e Gestão da Produção

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