Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1577
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Carlos César Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Michele Borges | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T22:50:16Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T22:50:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-22 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Michele Borges. RECOF e os Impactos Logísticos. Orientador: Carlos César Ribeiro Santos. 2014. 66 f. Monografia (MBA em Logística e Gestão da produção) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1577 | - |
dc.description.abstract | With the intensification of the world trade, it is important aiming at the reduction of logistics costs by reducing the bureaucracy in the customs processes. As a solution, customs regimen RECOF appeared for the Information Systems and Telecommunications business, automotive and aeronautical business. Therefore, this paper studies the RECOF and its impact on supply chain raising its advantages and benefits for the same. The study begins with a contextualization of logistics, through the concepts and their types and how it evolved and became important in the modern world and especially in business and its importance to the productive chain, also economic enterprises. There is also talk that first chapter on the logistic costs, their types and international logistics import and export. After studying the logistics this work will make a study of the customs legislation mainly in special regimes of temporary admission, drawback, customs warehousing, temporary export and Repetro beyond RECOF itself that is also a special regime. The main advantages of RECOF are the logistic costs decreased and the working capital spent on taxes payment that impinge directly the Supply Chain. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial." | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Legislação aduaneira | pt_BR |
dc.subject | RECOF | pt_BR |
dc.title | RECOF e os Impactos Logísticos | pt_BR |
dc.title.alternative | RECOF and the Logistical Impacts | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.embargo.terms | Aberto | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Lato Sensu | pt_BR |
dc.publisher.initials | SENAI CIMATEC | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante da realidade de intensificação do comércio mundial, torna-se essencial a redução de custos logísticos, através da quebra de barreiras alfandegárias. Como solução, surgiu o Regime Aduaneiro RECOF para os segmentos de informática, telecomunicações, automobilísticos e aeronáutico. Dessa forma, o presente trabalho estuda o RECOF e os seus impactos na cadeia logística através da análise das possíveis vantagens trazidas para a empresa optante. A abordagem inicial é feita com uma contextualização da logística, passando pelos seus conceitos, tipos e a evolução da própria logística ao longo da história, tornando-se importante ferramenta estratégica para aquisição de vantagem competitiva. Ademais, como parte dessa contextualização, são mencionados os custos logísticos envolvidos nas operações da cadeia produtiva e, por fim, a logística internacional e as atividades que envolvem o comércio exterior. Após situar a temática da logística, o presente estudo traz uma análise da legislação aduaneira, com destaque para os Regimes Especiais de Admissão Temporária, Drawback, Entreposto Aduaneiro, Exportação Temporária e o REPETRO, além do próprio RECOF. As principais vantagens trazidas pelo RECOF são a redução dos custos logísticos e do capital de giro empregado no pagamento de tributos, o que impacta diretamente a cadeia logística. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias (Pós-Graduação) - MBA Executivo em Logística e Gestão da Produção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCCP_MICHELE BORGES GONÇALVES.pdf | TCCP / MBA / SENAI CIMATEC | 377.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.