Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1565
Title: Análise dos Indicadores de Desempenho Operacionais e de Qualidade do Serviço Prestado utilizados no Porto de Salvador
Authors: Luz, Ananda Sousa Pita
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Carlos César Ribeiro
Keywords: Indicadores;Gestão;Desempenho
Issue Date: 2018
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: LUZ, Ananda Sousa Pita. Análise dos Indicadores de Desempenho Operacionais e de Qualidade do Serviço Prestado utilizados no Porto de Salvador. Orientador: Carlos César Ribeiro Santos. 2018. 29 f. Artigo (MBA Executivo em Gestão Portuária) Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O intenso dinamismo empresarial existente no mundo globalizado confere ao porto uma responsabilidade em aperfeiçoar cada vez mais a velocidade e qualidade de suas operações, contribuindo assim para o desenvolvimento do comércio entre os países. Para que seja possível identificar, medir e avaliar os sistemas organizacionais e processos produtivos na área portuária, é imprescindível que sejam implementados sistemas de medição de desempenho, que auxilia diretamente na tomada de decisão pelos gestores. Este trabalho visa analisar os indicadores de desempenho utilizados no Porto de Salvador, avaliando quais os mais importantes para subsidiar os planos de ação da alta gestão, além de sugerir indicadores para implantação. Realizou-se uma coleta de dados, foram calculados os indicadores e apresentadas algumas análises, que auxiliaram na definição de estratégias de mitigação referentes aos aspectos negativos mapeados e na identificação de zonas de expansão para a área do Porto de Salvador. A metodologia utilizada neste artigo foi o levantamento bibliográfico e estudo de caso. Como conclusão, verificou-se que existe um alto nível de interdependência entre os indicadores, mas que a metodologia cumpre a finalidade de avaliação do desempenho dos portos, possibilitando uma série de análises que indicam as possíveis causas para os problemas verificados.
Abstract: The intense business dynamism that exists in the globalized world gives a commercial port the responsibility of improving the speed and quality of its operations, thus contributing to the development of trade between countries. In order to identify, measure and evaluate the organizational systems and production processes in the port area, it is essential that performance measurement systems be implemented, which directly aid decision making by managers. This paper aims to analyze the performance indicators used in the Port of Salvador, evaluating which are the most important to subsidise the top management action plans, besides suggesting indicators for implementation. Data was collected, the indicators were calculated and some analyzes were presented, which helped in the definition of mitigation strategies regarding the negative aspects mapped and in the identification of expansion zones for the Port area of Salvador. The methodology used in this article was the bibliographic survey and case study. As a conclusion, it was verified that there is a high level of interdependence among the indicators, but that the methodology fulfills the purpose of evaluating the performance of ports, allowing a series of analyzes that indicate the possible causes for the problems verified.
Description: "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1565
Appears in Collections:Artigos (Pós-Graduação) - MBA Executivo em Gestão Portuária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ANANDA SOUSA PITA LUZ_OK.pdfARTIGO / MBA / SENAI CIMATEC672.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.