Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1553
Title: Estudo do uso de métodos e ferramentas da qualidade para o controle de cordões de solda em peças no setor automotivo
Authors: Arnaldo, Lorena Motta
metadata.dc.contributor.advisor: Carreira Neto, Manoel
Keywords: Ferramentas de qualidade;Soldagem;Peças automotivas
Issue Date: 2017
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: ARNALDO, Lorena Motta. Estudo do uso de métodos e ferramentas da qualidade para o controle de cordões de solda em peças no setor automotivo. Orientador: [Manoel Carreira Neto]. [2017]. 21 f. Artigo (Especialização em Engenharia de Soldagem) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, [2017].
metadata.dc.description.resumo: A soldagem representa uma das mais importantes etapas no processo de fabricação de peças do setor automotivo. Durante a soldagem, podem ocorrer defeitos que, quando não detectados, colocam o desempenho do produto em risco. Este artigo apresenta um estudo de caso onde o fabricante utiliza métodos e ferramentas da qualidade para coleta de dados, direcionamento das ações, controle e determinação da causa raiz da não conformidade em cordões de soldas produzidas pelo processo MAG no eixo traseiro de um automóvel. Após o uso de métodos como PDCA, 5 porquês, Ishikawa e ferramentas como brainstorm e Diagrama de Pareto, a causa raiz do problema foi identificada como sendo o pino de fixação. A causa raiz foi comprovada com a continuidade da análise, onde as mesmas mostram o decaimento das não conformidades nos cordões analisados.
Abstract: Welding is one of the most important steps in the automotive parts manufacturing process. During welding, defects may occur and, if undetected, can put the product performance in risk. This paper presents a case where the manufacturer uses quality tools for data collection, action targeting, control and determination of the root cause of nonconformity in weld beads produced by MAG welding process on the rear axle of a car. After using methods such as PDCA, 5 whys, Ishikawa, and tools such brainstorm and Pareto Diagram, a problem’s root cause was identified as being the pin of fixation. The root cause was proven with a continuity of analysis, where it shows a non-conformities decrease in the welding beads analyzed.
Description: "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1553
Appears in Collections:Artigos (Pós-Graduação) - Especialização em Engenharia de Soldagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_LORENA MOTTA ARNALDO.pdfARTIGO / ESPECIALIZAÇÃO / SENAI CIMATEC721.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.