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Title: Roadmap tecnológico dos tipos de sistemas de gerenciamento térmico de baterias e suas aplicações no mercado brasileiro em veículos de passeio eletrificado
Other Titles: Technological roadmap of the types of battery thermal management systems and their applications in the Brazilian market in electrified passenger vehicles
Authors: Amorim, Artur Sales Calos Maia de
metadata.dc.contributor.advisor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
metadata.dc.contributor.advisor-co: Calixto, Ewerton Emmanuel da Silva
metadata.dc.contributor.referees: Santos, Alex Alisson Bandeira
Villardi, Hugo Gomes Damato
Keywords: Gerenciamento térmico de bateria;Resfriamento de bateria;Gerenciamento térmico
Issue Date: 24-Mar-2022
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: AMORIM, Artur Sales Calos Maia de. Roadmap tecnológico dos tipos de sistemas de gerenciamento térmico de baterias e suas aplicações no mercado brasileiro em veículos de passeio eletrificado. Orientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos anos, o uso de baterias de íons de lítio (LIBs) vem crescendo com a migração das montadoras para a fabricação de veículos elétricos e híbridos. Até o momento, essas têm se mostrado as mais apropriadas para aplicação em veículos elétricos devido sua capacidade de armazenamento de energia e vida útil. No entanto, essas características e sua segurança estão diretamente ligadas ao controle de temperatura. Devido à sensibilidade das LIBs a temperaturas abaixo de 15 °C e superiores a 50 °C, essa pesquisa tem como objetivo avaliar os sistemas de gerenciamento térmico de baterias encontrados na literatura e suas aplicações em veículos de passeio eletrificados comercializados no mercado brasileiro. Isso se deu por meio do levantamento e classificação de dados disponíveis na literatura, identificação dos tipos de sistemas de gerenciamento térmico de baterias adotados nesses veículos e por fim um comparativo entre os trabalhos disponíveis na literatura e o que é aplicado em campo. Foi possível identificar que apesar das várias propostas de sistemas de gerenciamento térmico disponíveis na literatura, apenas dois modelos são comercializados em campo: os com base em refrigeração a ar e com base em refrigeração líquida. Com isso conclui-se que muitas das propostas de melhoria não estão suficientemente maduras para uma proposta escalável e comercializável.
Abstract: In the last years, the use of lithium-ion batteries (LIBs) has been growing with the migration of automakers to manufacturing electric and hybrid vehicles. So far, LIB has been shown to be the most suitable battery technology for application in electric vehicles due to their energy storage capacity and life cycle. However, these features and safety are directly linked to temperature control. Due to the sensitivity of LIB to temperatures below 15 ° C and above 50 ° C, this research aims to evaluate the thermal management systems of batteries found in the literature and their applications in electrified passenger vehicles commercialized in the Brazilian market. This was done through the research and classification of data available in the literature, identification of the types of battery management systems adopted in these vehicles and, finally, a comparison between the literature and what is applied in the field. It was possible to identify that despite the various proposals for thermal management systems available in the literature, only two models are implemented for commercial purpose: air cooled and liquid cooled. Therefore, it is concluded that many of the improvement proposals are not mature enough for a scalable and marketable proposal.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1507
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