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dc.contributor.advisorPessoa, Fernando Luiz Pellegrini-
dc.contributor.authorAmorim, Artur Sales Calos Maia de-
dc.date.accessioned2022-11-25T16:57:25Z-
dc.date.available2022-11-25T16:57:25Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationAMORIM, Artur Sales Calos Maia de. Roadmap tecnológico dos tipos de sistemas de gerenciamento térmico de baterias e suas aplicações no mercado brasileiro em veículos de passeio eletrificado. Orientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1507-
dc.description.abstractIn the last years, the use of lithium-ion batteries (LIBs) has been growing with the migration of automakers to manufacturing electric and hybrid vehicles. So far, LIB has been shown to be the most suitable battery technology for application in electric vehicles due to their energy storage capacity and life cycle. However, these features and safety are directly linked to temperature control. Due to the sensitivity of LIB to temperatures below 15 ° C and above 50 ° C, this research aims to evaluate the thermal management systems of batteries found in the literature and their applications in electrified passenger vehicles commercialized in the Brazilian market. This was done through the research and classification of data available in the literature, identification of the types of battery management systems adopted in these vehicles and, finally, a comparison between the literature and what is applied in the field. It was possible to identify that despite the various proposals for thermal management systems available in the literature, only two models are implemented for commercial purpose: air cooled and liquid cooled. Therefore, it is concluded that many of the improvement proposals are not mature enough for a scalable and marketable proposal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectGerenciamento térmico de bateriapt_BR
dc.subjectResfriamento de bateriapt_BR
dc.subjectGerenciamento térmicopt_BR
dc.titleRoadmap tecnológico dos tipos de sistemas de gerenciamento térmico de baterias e suas aplicações no mercado brasileiro em veículos de passeio eletrificadopt_BR
dc.title.alternativeTechnological roadmap of the types of battery thermal management systems and their applications in the Brazilian market in electrified passenger vehiclespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsRestritopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coCalixto, Ewerton Emmanuel da Silva-
dc.contributor.refereesSantos, Alex Alisson Bandeira-
dc.contributor.refereesVillardi, Hugo Gomes Damato-
dc.description.resumoNos últimos anos, o uso de baterias de íons de lítio (LIBs) vem crescendo com a migração das montadoras para a fabricação de veículos elétricos e híbridos. Até o momento, essas têm se mostrado as mais apropriadas para aplicação em veículos elétricos devido sua capacidade de armazenamento de energia e vida útil. No entanto, essas características e sua segurança estão diretamente ligadas ao controle de temperatura. Devido à sensibilidade das LIBs a temperaturas abaixo de 15 °C e superiores a 50 °C, essa pesquisa tem como objetivo avaliar os sistemas de gerenciamento térmico de baterias encontrados na literatura e suas aplicações em veículos de passeio eletrificados comercializados no mercado brasileiro. Isso se deu por meio do levantamento e classificação de dados disponíveis na literatura, identificação dos tipos de sistemas de gerenciamento térmico de baterias adotados nesses veículos e por fim um comparativo entre os trabalhos disponíveis na literatura e o que é aplicado em campo. Foi possível identificar que apesar das várias propostas de sistemas de gerenciamento térmico disponíveis na literatura, apenas dois modelos são comercializados em campo: os com base em refrigeração a ar e com base em refrigeração líquida. Com isso conclui-se que muitas das propostas de melhoria não estão suficientemente maduras para uma proposta escalável e comercializável.pt_BR
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