Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarra, Sérgio Rodrigues-
dc.contributor.authorLima, Marco Aurélio Oliveira-
dc.date.accessioned2016-04-12T19:32:42Z-
dc.date.issued2016-04-12-
dc.identifier.citationLIMA, Marco Aurélio Oliveira. Procedimentos simplificados para avaliação de duto onshore com dano mossa e sulco. Orientador: Sérgio Rodrigues Barra. 2010. 110 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/148-
dc.description.abstractO dano tipo mossa e sulco destaca-se como uma das principais causas de falhas em dutos onshore, as quais podem gerar consequências danosas às pessoas, ao meio ambiente e/ou às instalações que se encontram nos arredores dos seus trajetos, além de perda financeira e dano à imagem da companhia operadora do duto. Diante disto, observa-se na literatura técnica diversos métodos analíticos semiempíricos que visam avaliar a adequação ao uso (fitness-for-purpose) de dutos onshore com dano mossa e sulco. Adicionalmente, verifica-se, também, que existem certas divergências entre as fundamentações teóricas e as formas de apresentação destes métodos, pairando então a dúvida sobre “qual” método seria mais exato e mais recomendado para verificar se um duto com determinado dano mossa e sulco estaria ou não apto a continuar operando dentro das condições previstas em projeto e/ou em outras condições alternativas. Neste trabalho foi então realizada uma análise crítica destes métodos, no tocante à fundamentação teórica, disponibilidade dos dados requeridos para os cálculos e exatidão em prever a pressão de falha. Os resultados desta análise crítica evidenciaram que o método original desenvolvido pela British Gas é o ‘mais recomendado’ para ser empregado. Adicionalmente, como a aplicação direta deste método da British Gas implica em uma abordagem determinística (do tipo “passa” ou “não passa”), decidiu-se realizar uma análise de confiabilidade estrutural (abordagem probabilística). Para quantificar a probabilidade de falha sugeriu-se o uso dos métodos de confiabilidade estrutural FORM e SORM, e a simulação de Monte Carlo. Por fim, foram desenvolvidos e apresentados procedimentos simplificados visando orientar companhias e profissionais relacionados com dutos onshore quanto ao tratamento a ser dado para o dano mossa e sulco, e, para facilitar o entendimento e uso dos mesmos, é apresentada uma aplicação prática para um destes procedimentos por meio de um estudo de caso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectDutos onshorept_BR
dc.subjectDano - Mossapt_BR
dc.subjectSulcopt_BR
dc.titleProcedimentos simplificados para avaliação de duto Onshore com dano mossa e sulco.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-04-13T19:32:42Z-
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI Cimatecpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI Cimatecpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.advisor-coFreire, José Luiz de França-
dc.contributor.refereesSouza, Carlos Augusto de-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Marco Aurelio Oliveira Lima.pdf841.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.