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dc.contributor.advisorBonifati, Maurício Lerina-
dc.contributor.authorLima, Diego Morais-
dc.date.accessioned2022-11-21T18:56:37Z-
dc.date.available2022-11-21T18:56:37Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLIMA, Diego Morais. Desenvolvimento de uma superfície de resposta que corresponde ao torque necessário no volante para manter o veículo andando em linha reta e as influências dos fatores entrada no resultado final. Orientador: Maurício Lerina Bonifati. Salvador, BA, 2011. 71 f. TCC (Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos) Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1474-
dc.description.abstractSeveral attributes are important to increase the costumer perception of vehicle quality. Steering pull is one of these factors, which mean consistent pull to one side on a straight flat road while maintaining a constant speed. Steering pull is related to Camber, Caster, Toe and other attributes related to tire’s design. These factors are geometric characteristics defined on project phases influenced by dimensional variation from manufacture and assembly of body and suspension components and tires. How to define parts and subassemblies tolerances to optimize wheel alignment characteristics? What is the dimensional variation impact on the quality results of directional dynamic of the vehicle? How is the influence of the factor at the final value of vehicle residual align torque? One computational model was developed to predict the dimensional variation of every geometric characteristic based on parts tolerances and evaluate the main contributors to variation of a common compact vehicle with MacPherson frontal suspension and Twist Beam rear suspension. The dimensional variation results were added to a dynamic model developed at MSC.ADAMS, together with tire properties and allowed to define the important factors, create a polynomial response surface and study how is the behavior of VRAT influenced by each factor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectTorque de alinhamento residual veicular (VRAT)pt_BR
dc.subjectVariação dimensionalpt_BR
dc.subjectTendência direcionalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma superfície de resposta que corresponde ao torque necessário no volante para manter o veículo andando em linha reta e as influências dos fatores entrada no resultado finalpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a response surface that corresponds to the torque required at the steering wheel to keep the vehicle traveling in a straight line and the influences of input factors on the final resultpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Graduação: Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivospt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.advisor-coMurari, Thiago Barros-
dc.contributor.refereesJulio César Chaves, Câmara-
dc.description.resumoA forma como o condutor percebe a qualidade de um veículo é influenciado por diversos fatores. Entre eles temos a tendência direcional do veiculo, associada ao Torque de Alinhamento Residual Veicular (VRAT), esse efeito é percebido pelo condutor como a tendência do veículo deslizar lateralmente em uma estrada reta, plana e á velocidade constante. Esse efeito esta ligado a diversas características geométricas do conjunto de suspensão do automóvel, como camber, caster e toe, entre outros. Estes fatores, por sua vez, são características de projeto e diretamente influenciadas pela variação dimensional proveniente da fabricação e montagem das peças de carroceria, suspensão e dos pneus utilizados. Como definir a tolerância das peças e conjuntos para otimizar as características de alinhamento de rodas? Qual o impacto da variação dimensional nos indicadores de qualidade relacionados com dinâmica direcional do veículo? Qual a influência de cada fator no valor VRAT e de que forma ele se comporta? Desta forma, um modelo computacional foi desenvolvido para prever as variações dimensionais das características geométricas e avaliar os principais contribuidores para cada característica de um veículo de passeio compacto com suspensão frontal MacPherson e traseira Twist Beam. Os resultados da simulação de variação dimensional foram adicionados ao modelo de simulação dinâmica desenvolvido no MSC.ADAMS, juntamente com variações das propriedades do pneu, o que possibilitou a escolha dos fatores importantes, para o desenvolvimento de uma superfície de resposta polinomial e posterior levantamento das influências de cada fatorpt_BR
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