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Title: Qualidade nos projetos estudo caso num escritório de arquitetura de pequeno porte
Other Titles: Quality in case study projects in a small architecture office
Authors: Souza, Odilon César Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Calhau, Michelle Cruz Costa
metadata.dc.contributor.referees: Viana, João Claudio Cerqueira
Keywords: Qualidade;Projeto;Planejamento;Implementação;Certificação
Issue Date: 7-Apr-2017
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: SOUZA, Odilon César Santos; CALHAU, Michelle Cruz Costa (Orientadora). Qualidade nos projetos estudo caso num escritório de arquitetura de pequeno porte. Salvador, BA, 2017. 61 p. TCCP (Especialização em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O projeto é elemento primaz num empreendimento, a partir dele são delineadas as bases mestras e se constitui como instrumento principal do planejamento, execução e gestão da obra. Mensurar projetos em arquitetura é uma tarefa complexa, aonde se envolvem elementos tangíveis, como os custos, prazo de entrega e escopo e intangíveis, estética, beleza, funcionalidade, harmonia e conforto. A conjunção destes fatores, aliada á percepção dos clientes, resulta na qualidade do projeto. Não obstante, a baixa qualidade verificada nos projetos se dá pela falta de padronização nas fases de desenvolvimento do produto e não observância a princípios da gestão. Tal fato gera um conjunto de problemas, como a falta de investimento em tecnologia na área, prejuízos de ordem material, desconfiança da clientela e obstáculos de implementação de uma sistemática de trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo central investigar a relevância da qualidade nos projetos de arquitetura. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso realizado numa empresa de arquitetura e urbanismo da região metropolitana de Salvador-BA. Os resultados sinalizam que o setor de projetos carece de uma gestão para a qualidade, apesar de que algumas alternativas para a melhoria da situação estejam em processo, como as certificações e utilização de planos setoriais de qualidade.
Abstract: The project is a prime element in an enterprise, from which the master bases are outlined and constitutes the main instrument of planning, execution and management of the work. Measuring projects in architecture is a complex task, involving tangible elements such as costs, delivery time and scope and intangibles, aesthetics, beauty, functionality, harmony and comfort. The combination of these factors, coupled with the perception of customers, results in the quality of the project. Nevertheless, the low quality verified in the projects is due to the lack of standardization in the phases of product development and non-observance to management principles. This fact generates a set of problems, such as the lack of investment in technology in the area, material losses, distrust of the clientele and obstacles to the implementation of a work system. This research aims to investigate the relevance of quality in architectural projects. The methodology used in the research was a case study carried out in a company of architecture and urbanism of the metropolitan region of Salvador-BA. The results indicate that the project sector lacks management for quality, although some alternatives for improving the situation are in process, such as certifications and the use of quality sectoral plans.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1435
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