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dc.contributor.advisorCalhau, Michelle Cruz Costa-
dc.contributor.authorSouza, Odilon César Santos-
dc.date.accessioned2022-10-28T20:24:40Z-
dc.date.available2022-10-28T20:24:40Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Odilon César Santos; CALHAU, Michelle Cruz Costa (Orientadora). Qualidade nos projetos estudo caso num escritório de arquitetura de pequeno porte. Salvador, BA, 2017. 61 p. TCCP (Especialização em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1435-
dc.description.abstractThe project is a prime element in an enterprise, from which the master bases are outlined and constitutes the main instrument of planning, execution and management of the work. Measuring projects in architecture is a complex task, involving tangible elements such as costs, delivery time and scope and intangibles, aesthetics, beauty, functionality, harmony and comfort. The combination of these factors, coupled with the perception of customers, results in the quality of the project. Nevertheless, the low quality verified in the projects is due to the lack of standardization in the phases of product development and non-observance to management principles. This fact generates a set of problems, such as the lack of investment in technology in the area, material losses, distrust of the clientele and obstacles to the implementation of a work system. This research aims to investigate the relevance of quality in architectural projects. The methodology used in the research was a case study carried out in a company of architecture and urbanism of the metropolitan region of Salvador-BA. The results indicate that the project sector lacks management for quality, although some alternatives for improving the situation are in process, such as certifications and the use of quality sectoral plans.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectCertificaçãopt_BR
dc.titleQualidade nos projetos estudo caso num escritório de arquitetura de pequeno portept_BR
dc.title.alternativeQuality in case study projects in a small architecture officept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.embargo.termsAbertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesViana, João Claudio Cerqueira-
dc.description.resumoO projeto é elemento primaz num empreendimento, a partir dele são delineadas as bases mestras e se constitui como instrumento principal do planejamento, execução e gestão da obra. Mensurar projetos em arquitetura é uma tarefa complexa, aonde se envolvem elementos tangíveis, como os custos, prazo de entrega e escopo e intangíveis, estética, beleza, funcionalidade, harmonia e conforto. A conjunção destes fatores, aliada á percepção dos clientes, resulta na qualidade do projeto. Não obstante, a baixa qualidade verificada nos projetos se dá pela falta de padronização nas fases de desenvolvimento do produto e não observância a princípios da gestão. Tal fato gera um conjunto de problemas, como a falta de investimento em tecnologia na área, prejuízos de ordem material, desconfiança da clientela e obstáculos de implementação de uma sistemática de trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo central investigar a relevância da qualidade nos projetos de arquitetura. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso realizado numa empresa de arquitetura e urbanismo da região metropolitana de Salvador-BA. Os resultados sinalizam que o setor de projetos carece de uma gestão para a qualidade, apesar de que algumas alternativas para a melhoria da situação estejam em processo, como as certificações e utilização de planos setoriais de qualidade.pt_BR
Appears in Collections:Monografias (Pós-Graduação) - Especialização em Gestão Integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS)

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