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Title: Avaliação do impacto na saúde de indivíduos expostos ao material particulado emitido na exaustão veicular
Other Titles: Assessment of the health impact of individuals exposed to particulate matter emitted in vehicle exhaust
Authors: Pereira, Clara Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Guarieiro, Lilian Lefol Nani
metadata.dc.contributor.referees: Moreira, Davidson Martins
Corrêa, Sérgio Machado
Nascimento, Erick Giovani Sperandio
Keywords: Material particulado;Exaustão veicular;Deposição pulmonar;Multiplepath Particle Model
Issue Date: 21-Dec-2021
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: PEREIRA, Clara Rodrigues; GUARIEIRO, Lílian Lefol Nani (orientadora). Avaliação do impacto da saúde de indivíduos expostos ao material particulado emitido na exaustão veicular. Salvador, BA, 2020. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável) - Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2020
metadata.dc.description.resumo: O material particulado (MP) atmosférico é constituído por uma mistura de partículas sólidas suspensas no ar que podem ser classificadas de acordo com o seu tamanho e composição química, de forma que, um indivíduo ao inalar estas partículas, pode apresentar doenças cardiovasculares, respiratórias e cancerígenas. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto na saúde dos indivíduos expostos ao MP emitido na exaustão veicular, utilizando o modelo MPPD (Multiple-path Particle Model). Os sítios foram selecionados com base num inventário de dados de MP, consistindo em: Sistema motor ciclo a diesel; dados diários de MP10 e MP2,5 exportados da plataforma CETESB (empresa responsável pelo monitoramento do ar na região metropolitana de São Paulo (RMSP)); dados diários de MP10 das estações de monitoramento de ar de Salvador (SSA), fornecidos pela CETREL (empresa responsável pelo monitoramento de poluentes da cidade). Os dados coletados e inventariados foram modelados matematicamente no software MPPD, com o objetivo de simular a deposição de partículas no trato respiratório humano, conforme a variação do tamanho de MP e o tempo de exposição de um usuário de transporte público num ponto de ônibus. Desta forma, os resultados obtidos mostraram que as partículas emitidas por motores a diesel, apresentaram valores de concentrações no modo acumulação, numa faixa de 45 a 160 nm.Além disso, a análise entre os sítios da RMSP e de SSA mostrou os locais com maiores e menores incidência de MP10, considerando o fluxo de veículos de cada cidade. A simulação no MPPD mostrou que na RMSP a exposição e consequente deposição de MP no trato respiratório humano pode ser maior em comparação à exposição de indivíduos de SSA, mostrando o quanto um usuário de transporte público pode estar vulnerável à inalação diária destas partículas. Os resultados evidenciaram o efeito negativo que o MP pode causar no trato respiratório humano, de forma a promover impactos severos à saúde humana, como sérios quadros de diminuição da função pulmonar e possíveis problemas carcinogênicos.
Abstract: The atmospheric particulate matter (MP) consists of a mixture of solid particles suspended in the air that can be classified according to their size and chemical composition, so that an individual inhaling these particles can present cardiovascular, respiratory and carcinogenic. In this context, this work aimed to assess the impact on the health of individuals exposed to the MP emitted in vehicular exhaustion, using the MPPD model (Multiple-path Particle Model). The sites were selected based on an MP data inventory, consisting of: Diesel cycle engine system; daily data of MP10 and MP2.5 exported from the CETESB platform (company responsible for monitoring the air in the metropolitan region of São Paulo (RMSP)); daily MP10 data from Salvador's air monitoring stations (SSA), provided by CETREL (company responsible for monitoring the city's pollutants). The collected and inventoried data were modeled mathematically in the MPPD software, with the objective of simulating the deposition of particles in the human respiratory tract, according to the variation of the size of the MP and the exposure time of a public transport user in a bus stop. In this way, the results obtained showed that the particles emitted by diesel engines, showed concentration values in the accumulation mode, in a range of 45 to 160 nm. In addition, the analysis between the RMSP and SSA sites showed the sites with the highest and lower incidence of PM10, considering the flow of vehicles in each city. The simulation in the MPPD showed that in the RMSP the exposure and consequent deposition of MP in the human respiratory tract may be greater compared to the exposure of individuals with SSA, showing how vulnerable a public transport user may be to the daily inhalation of these particles. The results showed the negative effect that MP can cause on the human respiratory tract, in order to promote severe impacts on human health, such as serious conditions of decreased lung function and possible carcinogenic problems.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1209
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