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dc.contributor.advisorPereira-Guizzo, Camila de Sousa-
dc.contributor.authorNogueira, Tarso Barretto Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-07-21T22:58:02Z-
dc.date.available2022-07-21T22:58:02Z-
dc.date.issued2022-03-07-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Tarso Barretto Rodrigues; PEREIRA-GUIZZO, Camila de Sousa (Orientadora); MURTA, Sheila Giardini (Coorientadora). INOVAFUN: produção e avaliação de um jogo digital para desenvolvimento de habilidades sociais aplicadas a atividades de inovação na formação de engenheiros. Salvador, BA, 2022. 137 f. Tese (Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial ) - Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1207-
dc.description.abstractThe great area of engineering is supported by a training system based on rules and traditions that are strongly rooted, but which since the end of the 20th century have been debated and questioned. Research started at the dawn of the 21st century and expanded in the last decade highlights the importance of social skills in intrepreneurship and innovation, topics that are currently prominent in society as they represent an important support for economic development. Digital games have been widely used as an element to support the learning of children, youth and adults and some successful experiences have also been reported in the development of social skills in children. However, there is a scarcity of research aimed at analyzing the development of digital games with social skills content applied to the training of university students, especially not being found any reference associated with engineers. The general objective of this study was to develop a digital game on the theme of social skills in innovation activities with evidence of content validity, usability and playability. Based on Design Science, the Suggestion and Development stages are described, which relied on the continuous evaluation of users (engineering students) and specialists in social skills and innovation, whose responses to focus groups, questionnaires and scales fed back the progress from prototypes to the operational version of the game. The results show that users and experts rated the game positively in terms of usability, playability, and content. It is concluded that the game is effective in favoring the training of engineers and the understanding of the role of social skills in an innovation activitypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectEducação em engemhariapt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.titleINOVAFUN: produção e avaliação de um jogo digital para desenvolvimento de habilidades sociais aplicadas a atividades de inovação na formação de engenheirospt_BR
dc.title.alternativeINOVAFUN: production and evaluation of a digital game for the development of social skills applied to innovation activities in the training of engineerspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
dc.contributor.advisor-coMurta, Sheila Giardini-
dc.contributor.refereesSantos, Alex Álisson Bandeira-
dc.contributor.refereesPessoa, Fernando Luiz Pellegrini-
dc.contributor.refereesRubio, José Maria León-
dc.contributor.refereesDel Prette, Almir-
dc.description.resumoA grande área da engenharia é suportada por um sistema de formação baseado em regras e tradições fortemente arraigadas, mas que desde o final do Século XX são debatidas e questionadas. Pesquisas iniciadas no alvorecer do Século XXI e ampliadas nesta última década destacam a importância das habilidades sociais no empreendedorismo e na inovação, temas hoje de destaque na sociedade por representarem importante sustentáculo ao desenvolvimento econômico. Jogos digitais têm sido empregados largamente como elemento de apoio ao aprendizado de crianças, jovens e adultos e algumas experiências exitosas foram também relatadas no desenvolvimento de habilidades sociais em crianças. Contudo, percebe-se que há escassez de pesquisas voltadas à análise do desenvolvimento de jogos digitais com conteúdo de habilidades sociais aplicados à formação de universitários, em especial não sendo encontrado qualquer referência associada aos engenheiros. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver um jogo digital na temática das habilidades sociais em atividades de inovação com evidências de validade de conteúdo, usabilidade e jogabilidade. Baseando-se em Design Science, são descritas as etapas de Sugestão e Desenvolvimento, que contaram com a avaliação contínua de usuários (estudantes de engenharia) e especialistas na área de habilidades sociais e inovação, cujas respostas a grupos focais, questionários e escalas retroalimentaram o progresso dos protótipos até a versão operacional do jogo. Os resultados mostram que usuários e especialistas avaliaram positivamente o jogo nas medidas de usabilidade, jogabilidade e conteúdo. Conclui-se que o jogo é efetivo para favorecer a formação de engenheiros e a compreensão do papel das habilidades sociais em uma atividade de inovação.pt_BR
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Tarso Baretto Nogueira_Tese_MCTI_2022.pdfTCCP / TESE MCTI / SENAI CIMATEC5.06 MBAdobe PDFView/Open


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