Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSampaio, Renelson Ribeiro-
dc.contributor.authorCarvalho, Marcelo Souza de-
dc.date.accessioned2022-01-21T00:00:42Z-
dc.date.available2022-01-21T00:00:42Z-
dc.date.issued2016-11-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marcelo de Souza; SAMPAIO, Renelson Ribeiro (orientador). A inovação como eixo central da formação com base em competências: um estudo laboral de métodos e processos no sistema educacional do SENAI. Salvador, 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) - Faculdade de Teconoliga SENAI CIMATEC, Salvador, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1148-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo de caso da aplicação e geração de inovação tecnológica no contexto educacional do SENAI Alagoas. Com a transformação que a inovação tecnológica vem causando nos modelos de produção e no perfil profissional requerido pelo setor produtivo, os sistemas educacionais, mais especificamente da educação profissional, buscam meios tecnológicos, metodológicos e científicos que traduzam em competências técnicas e comportamentais as necessidades dos indivíduos nas organizações. Analisar a influência que métodos e processos inovadores, juntamente com a formação com base em competências, causam no desempenho técnico e comportamental dos alunos nos cursos de formação profissional do SENAI Alagoas, as chamadas qualificações profissionais da educação profissional, é o objetivo proposto neste trabalho de pesquisa, que buscou investigar a inovação tecnológica de forma integradora. Inicialmente como uma ferramenta didática facilitadora do processo ensino-aprendizagem e incorporadora da cultura da inovação; em seguida como ferramenta estratégica para a qualidade e a produtividade das empresas. Foram utilizados métodos e processos inovadores de formação profissional para nortear a base investigatória deste estudo. A pesquisa realizou procedimentos investigatórios que incluem análise documental, observação de alunos e professores, utilização de formulários e coleta de dados por amostragem. O resultado deste trabalho de pesquisa indica que o uso da inovação no processo educacional do SENAI traz um significativo avanço no aprendizado e no comportamento dos alunos, além do desenvolvimento proeminente de atitudes proativas, da criatividade, do pensamento divergente e prospectivo quando confrontados com os meios didáticos inovadores na formação com base em competências. ABSTRACT: This dissertation demonstrates the study of the generation process of technological innovation in the educational context of SENAI Alagoas. Due to changes caused by technological innovation in production models, as well as in the professional profile required by the productive sector, education systems, specifically, Professional Education, seek technological, methodological, and scientific resources that translate into technical and behavioral skills needed by people in organizations. The objective proposed in this research work is to analyze, in an integrated method, the influence that innovative methods and processes, along with training based on skills, have in technical and behavioral performance of students in vocational training courses at SENAI Alagoas; the, so called, professional qualifications of vocational education. Initially, as a teaching tool, to facilitate the teaching-learning process, and to incorporate the innovation culture, and then, as a strategic tool for business quality and productivity. We used innovative methods and training processes to guide the study investigative basis. Research conducted investigative procedures including document analysis, observation of students and teachers, questionnaires, and sample data collection. The result of this research indicates that the use of innovation in SENAI's educational process brings a significant advance in student learning and behavior, besides outstanding development of proactive attitudes, creativity, and divergent and prospective thinking, when faced with the Innovative Instructional Means in the Education Based in Skills.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectInovação Tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectCultura Inovadorapt_BR
dc.titleA inovação como eixo central da formação com base em competências: um estudo laboral de métodos e processos no sistema educacional do senaipt_BR
dc.title.alternativeInnovation as the central axis of competence-based training: a labor study of methods and processes in the senai educational systempt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Tecnologia SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensupt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.contributor.refereesBarbosa, Josiane Dantas Viana-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo de Souza_ok.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC7.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.