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Title: Planejamento de marketing 4.0: framework para institutos de ciência e tecnologia
Authors: Almeida, Mariana Inah de
metadata.dc.contributor.advisor: Guizzo, Camila de Sousa Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co: Ferreira, Cristiano Vasconcellos
metadata.dc.contributor.referees: Figueiredo, Paulo Soares
Quadros Neto, Francisco de
Motta, Daniel da Silva
Keywords: Marketing 4.0;Framework;Planejamento estratégico;Inovação;ICTs
Issue Date: 17-Dec-2020
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: ALMEIDA, Marian Inah de. Planejamento de marketing 4.0: framework para institutos de ciência e tecnologia. Orientadora: Camila de Sousa Pereira Guizzo. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2020.
Abstract: Em um ambiente em constante mudança, as interações entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e os atores do Ecossistema de Inovação são fundamentais para o desenvolvimento tecnológico das empresas, assim como, da sociedade. Neste cenário, a integração das estratégias de inovação e de marketing são importantes para potencializar a atuação das ICTs. Atualmente, existem diversos métodos e ferramentas de marketing, entre os quais destaca-se o marketing 4.0. Este estudo propõe um framework para planejamento de marketing 4.0 para ICTs. Para isto, inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura e uma pesquisa com 14 ICTs pertencentes à EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Os principais resultados permitiram a identificação de práticas e lacunas de planejamento de marketing com foco em inovação. De modo geral, ainda que algumas práticas considerem as informações de distintos atores e utilizem algumas ferramentas de marketing, o relacionamento com os atores envolvidos, os sistemas de controle de informação, a definição clara das ações e a proximidade da área técnica e do marketing são desafios que precisam ser fortalecidos no planejamento. A proposição do framework para planejamento de marketing 4.0 para ICTs está baseada em pressupostos, estabelecidos com base na revisão da literatura e no questionário respondido pelas ICTs. Para realizar mudanças nos pressupostos estratégicos da era analógica para a digital, é preciso atuar nos domínios do cliente, competição, dados, inovação e valor. Com esses pressupostos, o framework foi estruturado em cinco etapas: Entendimento (Entendimento de cenário); Mapeamento/ identificação; Planejamento/ Detalhamento; Ação e Avaliação dos resultados. Discutem-se as implicações desse framework para a realização do planejamento estratégico de marketing 4.0 com foco em inovação.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1132
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