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dc.contributor.advisorGuizzo, Camila de Sousa Pereira-
dc.contributor.authorAlmeida, Mariana Inah de-
dc.date.accessioned2021-07-01T21:21:00Z-
dc.date.available2021-07-01T21:21:00Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marian Inah de. Planejamento de marketing 4.0: framework para institutos de ciência e tecnologia. Orientadora: Camila de Sousa Pereira Guizzo. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1132-
dc.description.abstractEm um ambiente em constante mudança, as interações entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e os atores do Ecossistema de Inovação são fundamentais para o desenvolvimento tecnológico das empresas, assim como, da sociedade. Neste cenário, a integração das estratégias de inovação e de marketing são importantes para potencializar a atuação das ICTs. Atualmente, existem diversos métodos e ferramentas de marketing, entre os quais destaca-se o marketing 4.0. Este estudo propõe um framework para planejamento de marketing 4.0 para ICTs. Para isto, inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura e uma pesquisa com 14 ICTs pertencentes à EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Os principais resultados permitiram a identificação de práticas e lacunas de planejamento de marketing com foco em inovação. De modo geral, ainda que algumas práticas considerem as informações de distintos atores e utilizem algumas ferramentas de marketing, o relacionamento com os atores envolvidos, os sistemas de controle de informação, a definição clara das ações e a proximidade da área técnica e do marketing são desafios que precisam ser fortalecidos no planejamento. A proposição do framework para planejamento de marketing 4.0 para ICTs está baseada em pressupostos, estabelecidos com base na revisão da literatura e no questionário respondido pelas ICTs. Para realizar mudanças nos pressupostos estratégicos da era analógica para a digital, é preciso atuar nos domínios do cliente, competição, dados, inovação e valor. Com esses pressupostos, o framework foi estruturado em cinco etapas: Entendimento (Entendimento de cenário); Mapeamento/ identificação; Planejamento/ Detalhamento; Ação e Avaliação dos resultados. Discutem-se as implicações desse framework para a realização do planejamento estratégico de marketing 4.0 com foco em inovação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.uri"Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."pt_BR
dc.subjectMarketing 4.0pt_BR
dc.subjectFrameworkpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectICTspt_BR
dc.titlePlanejamento de marketing 4.0: framework para institutos de ciência e tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.publisher.departamentCentro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário SENAI CIMATECpt_BR
dc.publisher.initialsSENAI CIMATECpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFerreira, Cristiano Vasconcellos-
dc.contributor.refereesFigueiredo, Paulo Soares-
dc.contributor.refereesQuadros Neto, Francisco de-
dc.contributor.refereesMotta, Daniel da Silva-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

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