Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1123
Title: Estudo da viabilidade técnica e financeira do revestimento duro por soldagem para recuperação de matrizes de forjamento a quente em 55NICRMOV7
Authors: Souza, Guilherme Oliveira de
Silva, Leandro Roseira da
Carreira Neto, Manoel
Yurgel, Charles Chemale
Keywords: Revestimenot duro
Soldagem
Eletrodo revestido
Aço ferramenta
Matrizes de forjamento a quente
Issue Date: 5-Sep-2019
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: SILVA, Leandro Roseira da; SOUZA, Guilherme Oliveira de (Orientador). Estudo da viabilidade técnica e financeira do revestimento duro por soldagem para recuperação de matrizes de forjamento a quente em 55NICRMOV7. Salvador, 2019. 243 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2019.
Abstract: Este trabalho objetivou estudar a viabilidade tecnológica e financeira do uso do revestimento duro por soldagem com consumíveis de baixo custo para recuperação de matrizes em aço ferramenta DIN 55NiCrMoV7, utilizadas no processo de forjamento a quente em martelo. Utilizou-se como metodologia um experimento e um estudo de caso e, com base em seus resultados foram feitas uma análise de viabilidade tecnológica e uma análise de viabilidade financeira. O experimento consistiu na fabricação de peças-teste com diferentes configurações de revestimento duro utilizando eletrodo revestido, e sua posterior submissão a análises e ensaios de caracterização de propriedades. Para analisar a viabilidade tecnológica, os resultados das análises e ensaios de caracterização foram utilizados para verificar se as propriedades e características resultantes de cada configuração de revestimento duro atendem aos critérios de qualidade esperados para os tipos de matrizes em estudo, assim como comparar qualitativamente as diferentes configurações de revestimento com base em inferências a respeito de sua resistência aos processos de degradação de matrizes de forjamento. Para a análise de viabilidade financeira, as informações geométricas das peças-teste e os custos com matéria-prima e processo, foram utilizados para a realização de estimativas de custo por área de revestimento para cada configuração de revestimento testada. O estudo de caso foi utilizado para complementar a análise de viabilidade financeira, para tal, informações reais de geometria e utilização de três matrizes foram aproveitadas para estimar o custo de revesti-las, assim como, para estimar o impacto disto no custo das peças fabricadas por estas. Conclui-se que, dentro dos limites experimentados neste trabalho, o revestimento duro por soldagem é viável tecnológica e financeiramente, uma vez que apenas uma configuração de revestimento não atendeu aos critérios de viabilidade tecnológica estabelecidos, e que os custos dos revestimentos estudados se mostraram relativamente baixos, todos abaixo de R$1,00/cm².
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1123
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCP_GETEC_Leandro Roseira da Silva.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC7.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.