Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1102
Title: Análise do impacto ambiental do processo de produção do ferro-gusa por meio dos princípios da química verde e de indicadores de sustentabilidade
Authors: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Evangelista, Andressa Tairine
Calixto, Ewerton Emmanuel da Silva
Guarieiro, Lilian Lefol Nani
Ávila Filho, Salvador
Keywords: Princípios da química verde
Indicadores de sustentabilidade
Ferro-gusa
Issue Date: 12-Jun-2020
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: EVANGELISTA, Andressa Tairine; PESSOA, Fernando Luiz Pellegrini (Orientador); CALIXTO, Ewerton Emmanuel da Silva (Coorientador). Análise do impacto ambiental do processo de produção do ferro-gusa por meio dos princípios da química verde e de indicadores de sustentabilidade. Salvador, 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2020.
Abstract: Atender às necessidades atuais, sem comprometer o atendimento das gerações futuras, prezando pela conservação e uso racional dos recursos naturais, constituem desafios importantes da sustentabilidade. Esta dicotomia estabelecida entre as necessidades de crescimento econômico e a minimização dos impactos ambientais é ainda maior no setor industrial, que, embora represente uma das principais fontes de desenvolvimento de um país, constitui também um fator limitante para o alcance da sustentabilidade, devido aos impactos adversos gerados. Um exemplo é o setor metalúrgico, que, pela própria natureza de suas atividades, apresenta riscos ambientais que devem ser gerenciados em relação às emissões de poluentes atmosféricos, à disposição de resíduos sólidos e ao esgotamento de reservas minerais. Assim, diante deste cenário, o objetivo deste trabalho é desenvolver um procedimento de análise do impacto ambiental de processos químicos e/ou bioquímicos com base nos Princípios da Química Verde (PQVs) e nos Indicadores de Sustentabilidade (ISs). A metodologia proposta foi implementada em um programa computacional (Microsoft Excel®) para ser utilizada em qualquer processo produtivo, sendo capaz de identificar, automaticamente, a rota de produção mais sustentável, bem como fornecer diretrizes para um produto ou processo mais verde. A metodologia permite avaliar os impactos ambientais dos processos produtivos por meio de métricas dos PQVs e ISs, tendo sido aplicada em dois estudos de caso de produção de ferro-gusa com reagentes diferentes: (i) coque verde de petróleo (CVP) e (ii) coque chinês. Os resultados mostram que a rota que tem o CVP como fonte carbonífera possui melhor desempenho técnico e ambiental em relação ao coque chinês. Entretanto, os casos estudados apresentam lacunas e oportunidades de melhorias a serem implementadas nos processos produtivos, tais como: uso de matérias-primas renováveis, síntese de produtos menos perigosos, reaproveitamento de resíduos sólidos gerados e redução da taxa total de gases emitidos, em especial o dióxido de carbono, responsável pela intensificação do efeito estufa e, consequentemente, aumento da temperatura global.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1102
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCP_GETEC_Andressa Tairine Evangelista.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.