Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1078
Title: Implantação do monitoramento da eficiência homem para análise de produtividade do processo de misturação em uma indústria de pneus do Estado da Bahia
Authors: Santana, Ana Luísa Brito
Carneiro, Maria Clara Novais
Gomes, Lucas de Freitas
Keywords: OLE;Indicadores de desempenho;Produtividade
Issue Date: 2018
Publisher: SENAI CIMATEC
Citation: SANTANA, Ana Luísa Brito; CARNEIRO, Maria Clara Novais. Implantação do monitoramento da eficiência homem para análise de produtividade do processo de misturação em uma indústria de pneus do Estado da Bahia. Orientador: Lucas de Freitas Gomes. 2018. 32 f. Artigo (MBA Executivo em Lean Manufacturing) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
Abstract: A busca por um melhor nível de desempenho vem se tornando cada vez recorrente na maioria das empresas, fazendo-se necessário monitorar a eficiência para obter ganhos em produtividade da força de trabalho, assim como tomar decisões céleres e assertivas. Neste contexto, o indicador Eficiência Global do Trabalhador (OLE) permite quantificar o desempenho dos colaboradores. Dessa forma, o presente artigo compreende um estudo de caso sobre a implantação do OLE e seu monitoramento no processo de misturação de uma indústria de pneus do estado da Bahia, a fim de demonstrar os resultados obtidos a partir com esse acompanhamento, principalmente no que tange a produtividade da empresa. O estudo comprovou que, fundamentando-se teoricamente sobre o OLE, definindo a forma de mensuração e analisando os dados coletados, é possível concluir sobre o impacto do monitoramento desse indicador na produtividade da empresa objeto de estudo.
Description: Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Pós-graduado em Lean Manufacturing. "Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial."
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/1078
Appears in Collections:Artigos (Pós-Graduação) - MBA Executivo em Lean Manufacturing

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LUIZA BRITO_MARIA CLARA NOVAIS.pdfARTIGO / MBA EXECUTIVO EM LEAN MANUFACTURING2.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.