Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/918
Title: Modelo de simulação e análise de implantação da geração fotovoltaica nas instalações de um centro de pesquisa: uma abordagem segundo a RN nº 687/2015
Authors: Santos, Alex Álisson Bandeira
Caldas, Thiago da Paz
Passos, Francisco Uchoa
Pereira, Osvaldo Livio Soliano
Keywords: Minigeração
RN 687/2015
Simulação de Monte Carlo
Sistemas fotovoltaicos
Viabilidade financeira
Issue Date: 5-Oct-2017
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: CALDAS, Thiago da Paz; SANTOS, Alex Álisson Bandeira (Orientador). Modelo de simulação e análise de implantação da geração fotovoltaica nas instalações de um centro de pesquisa: uma abordagem segundo a RN Nº 687/2015. Salvador, 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial ) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2017.
Abstract: A necessidade de se diversificar a matriz energética mundial contribui para a implantação de fontes renováveis de energia, fator este que estimula a instalação de sistemas fotovoltaicos e a formação de recursos humanos com conhecimento básico nessa área, oferecendo alternativas que contribuam para o equilíbrio do meio ambiente. Para dar início a implantação de um sistema de geração de energia utilizando fonte solar, é importante avaliar a estimativa de energia elétrica que será produzida pelo sistema através de dados solarimétrico, levantamento do consumo de energia elétrica do cliente e seu contrato tarifário, orientação adequada dos painéis, custo da tarifa de energia elétrica junto a distribuidora local, região adequada para instalação do sistema, número de painéis fotovoltaicos, número de inversores e determinação dos circuitos de proteção. Além disso, observar os custos relacionados ao projeto e o tempo de retorno do investimento que varia de acordo com o sistema a ser aplicado, tendendo a ser suscetível a mudanças bruscas devido principalmente às legislações, incentivos tributários por parte do governo e variações no preço dos equipamentos dos sistemas e das tarifas de energia. O objetivo desta dissertação é analisar a viabilidade econômica de um sistema fotovoltaico conectado à rede instalado em um centro de pesquisa através de métodos como o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o payback, de forma determinística e probabilística, aplicado a partir do potencial de geração disponível na região da cidade de Salvador-Ba, fazendo referência aos padrões da resolução normativa da ANEEL No 482/2012 e No 687/2015 que regulamentam a geração de energia elétrica através de fontes renováveis. Entretanto, existem condições de incertezas na economia e na implantação da tecnologia que podem provocar uma decisão precipitada. Com o método de Monte Carlo foi possível constatar a inviabilidade do projeto através de dados imprevisíveis na avaliação do investimento real utilizando distribuição de probabilidades.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/918
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG MCTI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago da Paz Caldas.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO MCTI / SENAI CIMATEC8.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.