Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/912
Title: Gestão de projetos em pequenas e médias empresas: um estudo de caso em uma empresa da indústria da moda
Other Titles: Project management in small and medium-sized companies: a case study in a company in the fashion industry
Authors: Oliveira, Nidianne Massa
metadata.dc.contributor.advisor: Figueiredo, Paulo Soares
metadata.dc.contributor.referees: Sampaio, Renelson Ribeiro
Factum, Ana Beatriz Simon
Keywords: Gestão de projetos;Empresa da indústria da moda;Desenvolvimento de produtos;Pequenas e médias empresas (PMEs)
Issue Date: 20-Feb-2018
Publisher: Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Citation: OLIVEIRA, Nidianne Massa. Gestão de projetos em pequenas e médias empresas: um estudo de caso em uma empresa da indústria da moda. Orientador: Paulo Soares Figueiredo. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) – Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
Abstract: A gestão de projetos tem sido utilizada nas mais diversas empresas, impactando positivamente no gerenciamento das etapas de desenvolvimento de produtos. Para garantir uma sobrevivência nesse mercado extremamente competitivo, a empresa da indústria da moda pode se beneficiar, ao gerenciar seu desenvolvimento de produtos através das ferramentas, técnicas e melhores práticas indicadas à gestão de projetos para pequenas e médias empresas (PMEs). O objetivo da presente dissertação, baseada em um estudo de caso, é fundamentar as melhores práticas da gestão de projetos em PMEs que possam auxiliar especificamente na melhoria das práticas de gerenciamento de uma empresa industrial da moda situada no Nordeste. Foi realizado um diagnóstico das práticas da empresa por meio de um questionário semi estruturado aplicado na equipe de desenvolvimento de produtos e foram sugeridas mudanças e adoção de novas técnicas especialmente selecionadas na literatura, além de melhorias pontuais de problemas por meio de técnicas de gestão correlatas. Espera-se que estas intervenções tragam ganhos em custo, qualidade, tempo de desenvolvimento e flexibilidade à empresa. ABSTRACT: Project management has been used in the most diverse companies, positively impacting the management of product development stages. To ensure survival in this extremely competitive market, the fashion industry company can benefit by managing its product development through the tools, techniques and best practices indicated for project management for small and medium-sized companies (SMEs). The objective of this dissertation, based on a case study, is to substantiate the best practices of project management in SMEs that can specifically help improve the management practices of a fashion industrial company located in the Northeast. A diagnosis of the company's practices was carried out through a semi-structured questionnaire applied to the product development team and changes were suggested and the adoption of new techniques specially selected in the literature, in addition to specific problem improvements through related management techniques. These interventions are expected to bring gains in cost, quality, development time and flexibility to the company.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/912
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nidianne Massa Oliveira.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.