Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/911
Title: Eficiência elétrica como ferramenta de gestão e tomada de decisão para a otimização de uma planta industrial de refino de cobre pelo processo de eletrólise
Authors: Santos, Alex Álisson Bandeira
Vaz, Joedes Matos
Almeida, Antônio Gabriel Souza
Barbosa, Josiane Dantas Viana
Keywords: Eficiência energética
Energia elétrica
Refino de cobre
Utilidades – Energia elétrica
Issue Date: 8-Apr-2018
Publisher: Centro Universitário SENAI CIMATEC
Citation: VAZ, Joedes Matos; SANTOS, Alex Álisson Bandeira (Orientador). Eficiência elétrica como ferramenta de gestão e tomada de decisão para a otimização de uma planta industrial de refino de cobre pelo processo de eletrólise. Salvador, 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Industrial ) - SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
Abstract: Diante de um mercado de competitividade global, no qual as organizações necessitam de diferenciais para manterem suas operações e gerarem lucros, a eficiência energética se constitui uma importante ferramenta para as empresas com característica de intensidade energética, podendo torná-las mais competitivas e sustentáveis. À luz disso, este trabalho abrange o estudo da eficiência elétrica em uma planta de metalurgia e refinaria de cobre, localizada no estado da Bahia, tendo como objetivo geral identificar oportunidades de eficiência energética demonstrando a respectiva viabilidade como ferramenta na tomada de decisão no processo de refinamento de cobre 62por eletrólise, com foco no insumo de energia elétrica. Os objetivos específicos são voltados para o levantamento das oportunidades de eficiência energética, as possíveis ações de eliminação das perdas e a realização de uma avaliação econômica das oportunidades identificadas. Em relação à metodologia, tem-se a revisão teórica do tema, a pesquisa em documentos internos e a condução de entrevistas com colaboradores de diversas especialidades proficientes nos temas: operação, mecânica, elétrica e instrumentação. O resultado do estudo aponta que as principais oportunidades e ações a serem implantadas são relacionadas aos maquinários e à iluminação.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/911
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joedes Matos Vaz.pdfTCCP / DISSERTAÇÃO GETEC / SENAI CIMATEC3.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.